Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

31/01/2015 - Cultura
Jurerê Jazz abre nova temporada de shows
Programação ao ar livre começa neste sábado, com show de Cássio Moura, e retorna no dia 28 de fevereiro, com Alegre Correia

foto/divulgação: Rô Reitz e Anita Kalikies

Cássio Moura e convidados

O calçadão do Jurerê Open Shopping será mais uma vez palco para o Jurerê Jazz Festival, que abre a nova temporada cultural com apresentações musicais gratuitas, ao ar livre, em edições mensais realizadas em parceria com a Open Sound. A programação deste sábado (31) traz o show do guitarrista Cássio Moura, às 19h30, acompanhado do saxofonista carioca Marcelo Martins.

 

Contando com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, entre outros apoiadores, a programação retorna no dia 28 de fevereiro, com show do músico Alegre Correa.

 

A apresentação de Cássio Moura, neste sábado, terá standards do jazz e da música brasileira, além de músicas de Marcelo Martins. Para acompanhar a dupla, também se apresentam no palco os músicos residentes em Florianópolis: Mauro Borghezan (bateria), Arnou De Melo (baixo), Edilson Forte Graciano – Tatu (piano) e Cristian Faig (flauta).

 

No repertório serão apresentadas composições do primeiro CD de Cássio, que tem previsão de lançamento para dia 5 de maio, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), também integrando a programação do 5º Jurerê Jazz Festival. O disco, que conta com participação especial de Martins, está em produção com recursos captados por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

O público que prestigiar o show de abertura de temporada do Jurerê Jazz vai concorrer ainda a um par de ingressos para assistir à apresentação da Orquestra Buena Vista Social Club, de Cuba, marcada para o dia 18 de maio, no encerramento da edição de 2015, que inicia em 29 de abril. As informações sobre horário e pré-venda de ingressos para a apresentação dos cubanos, serão divulgadas neste sábado, no evento em Jurerê.

 

Sobre os artistas

 

Cássio Moura – O violonista e/ guitarrista Cássio Moura é nascido em São Paulo (SP) em 1963, mas radicado em Florianópolis (SC) desde 1973. Iniciou o estudo de violão clássico aos 15 anos, desenvolvendo também o gosto pela MPB e Bossa Nova. Três anos depois, descobriu a música instrumental e o jazz como linguagem, passando a atuar profissionalmente em 1990. Em 1994, viajou para os Estados Unidos (Hollywood, Los Angeles) e matriculou-se no Musicians Institute, onde concluiu o programa de um ano do GIT (Guitar Institute of Technology) e recebeu o prêmio “The Most Improved Student” 1994/1995. Retornou a Florianópolis (SC), em 1996 e, atualmente, trabalha em seu Estúdio Carajazz, produzindo, dirigindo e tocando em gravações e shows de artistas locais. Apresenta-se regularmente em diversas casas noturnas da capital e do estado, além de dedicar-se como professor de harmonia & improvisação, teoria musical, violão e guitarra.

 

Marcelo Martins - Nascido em 23 de fevereiro de 1969, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, Marcelo Martins possui uma carreira consolidada. Com apenas oito anos iniciou seus estudos, que seguiram nos anos posteriores em conservatórios e junto a grandes artistas. Foi componente da banda de Djavan, com quem gravou seis discos e participou de turnês pelo Brasil e exterior. O artista tocou, gravou e vem trabalhando com diversas personalidades da música brasileira, tais como : Airto Moreira, Flora Purim, Antonio Adolfo, Caetano Veloso, Chico Buarque, Eumir Deodato, Ed Motta, Emílio Santiago, Gilberto Gil, João Bosco, Leila Pinheiro, Maria Bethânia, Marisa Monte, Marcos Valle, Roberto Carlos e Ivan Lins. Atualmente, integra o Grupo Foco e a Orquestra Atlântica. Marcelo lançou seu primeiro CD solo, "Do Outro Lado", que foi eleito pelo crítico Carlos Calado como um entre os dez melhores de 2013.

 

Serviço:


O quê: Show Cássio Moura convida Marcelo Martins

Quando: 31 de janeiro (sábado) - 19h30

Onde: Calçadão do Jurerê Open Shopping - Jurerê Internacional

Quanto: gratuito

Informações: www.jurerejazz.com

Patrocínio: Secretaria Municipal de Cultura/Fundação Franklin Cascaes

                     Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei nº 3659/91)

 

*Com informações da assessoria de imprensa do Jurerê Jazz Festival


galeria de imagens