Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

10/02/2015 - Cultura
Editais de ocupação já têm projetos selecionados
Espetáculos nas áreas de teatro, dança, circo, ópera e música serão apresentados na Casa das Máquinas e Teatro da Ubro

foto/divulgação: Divulgação/Tenha Dó Trio

Espetáculo Tenha Dó Pocket Show será apresentado na Casa das Máquinas

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes definiu a programação que será apresentada na Casa das Máquinas (Lagoa da Conceição) e no Teatro da Ubro (Centro) durante o primeiro semestre de 2015. Por meio de edital, foram selecionadas 31 propostas em diferentes linguagens artísticas para compor o calendário de atividades nas duas unidades, no período de março a julho. Outros cinco projetos selecionados envolvem trabalhos de pesquisa e criação cênica a serem realizados ao longo do ano.

 

Lançado em outubro de 2014, o edital de pauta contemplou espetáculos de dança, teatro, ópera, música e eventos culturais. As propostas foram escolhidas levando em conta a excelência artística e interesse cultural do projeto, qualificação dos profissionais envolvidos e a melhor adaptação à realidade física, cênica e técnica de cada equipamento cultural.


Para a seleção, tiveram preferência projetos que ocuparão o calendário semanal de forma contínua, com minitemporadas de quinta-feira a domingo no Teatro da Ubro e de sexta-feira a domingo na Casa das Máquinas.

 

Pesquisa e criação

 

Além da pauta de programação cultural, a Fundação Franklin Cascaes também definiu propostas para ocupação da Casa das Máquinas com pesquisa e criação cênica em diversas linguagens artísticas. Foram selecionados cinco projetos, que poderão utilizar o espaço durante nove semanas consecutivas, a partir do dia 3 de março, conforme calendário a ser elaborado com os grupos.

 

Em contrapartida ao uso gratuito das instalações, ao final do prazo de ocupação, os proponentes contemplados nesse edital devem compartilhar o resultado do processo criativo com o público, sob a forma de oficinas, espetáculos, ensaios abertos ou outro tipo de apresentação.

 

Realizado desde 2013 com o objetivo de democratizar o uso dos espaços culturais administrados pelo Município, o lançamento de editais de ocupação ajuda a dinamizar a produção e a criação artística dos grupos, além de contribuir para o planejamento e organização de uma agenda cultural na cidade, ampliando também o acesso da população às diferentes expressões das artes. 

 

Confira os projetos selecionados:

 

PAUTA DE PROGRAMAÇÃO (Teatro da Ubro / Casa das Máquinas) - AQUI

 

PESQUISA E CRIAÇÃO CÊNICA (Casa das Máquinas) - AQUI


galeria de imagens