Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

26/04/2015 - Cultura
Café Antropológico homenageia Silvio Coelho
Trabalho do pesquisador e antropólogo catarinense é tema de debate cultural na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição

foto/divulgação: FCFFC / Acervo

Silvio Coelho dos Santos

Considerado um dos principais etnólogos brasileiros, o professor e pesquisador catarinense Silvio Coelho dos Santos (1938-2008) será homenageado em edição especial do Café Antropológico nesta terça-feira (28). O encontro, que reúne exibição de filme seguido de debate cultural, acontece na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, às 20 horas, com entrada franca.


Realizado desde 2013 com variadas temáticas, o Café Antropológico é organizado pelo Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI) e Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), em parceria com a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com apoio da Cinemateca Catarinense. A programação desta terça terá mediação das professoras Maria José Reis e Maria Amélia Dickie (UFSC) e do professor Pedro Martins (UDESC/IES), além de contar com a participação de Alair Schmidt dos Santos, viúva do homenageado.

 

Abrindo a agenda, será exibida uma entrevista realizada em 1994, pela professora Marilda Gonçalves da Silva (FURB), que resultou no documentário "Os Cafuzos do Rio Laisz", lançado um ano depois. Com 40 minutos de duração, o filme aborda a trajetória da comunidade cafuza de José Boiteux (SC) desde sua origem na Guerra do Contestado (1912-1916).

 

Em seguida, será apresentado "Diários de Campo", registro audiovisual produzido pela professora e antropóloga Bárbara Arisi. No vídeo, durante 10 minutos, Silvio Coelho dos Santos narra sua experiência como assistente de pesquisa do antropólogo Roberto Cardoso de Oliveira, em 1962, no Alto Solimões, trabalhando junto aos índios Tikuna. Coelho aborda a importância do diário de campo no trabalho e analisa as perspectivas teórico-metodológicas nessa prática.

 

Defesa dos povos indígenas

 

Graduado em História pela UFSC e com doutorado em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP), Silvio Coelho dos Santos é considerado um dos principais etnólogos brasileiros.  Dedicou a vida à defesa dos direitos das minorias e ao fomento da pesquisa social, dividindo-se entre a produção acadêmica e o trabalho de campo. Atuou com vigor para colocar no mapa as populações indígenas de Santa Catarina.

 

Juntamente com Walter Fernando Piazza e Oswaldo Rodrigues Cabral, ajudou a implantar o Instituto de Antropologia da UFSC e integrou a primeira equipe catarinense de antropólogos. Foi diretor do Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral (1970-1975), Pró-Reitor de Pesquisa e de Ensino da UFSC (1980-1986), além de presidente da Associação Brasileira de Antropologia (1992-1994). Foi ainda pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e membro da Academia Catarinense de Letras, tendo diversos livros publicados. Silvio Coelho dos Santos faleceu em 26 de outubro de 2008.

 

Serviço:

 

O Quê: Café Antropológico / Homenagem a Silvio Coelho dos Santos (*)

             (Exibição de filmes e debate cultural)

             *Entrevista concedida a Prof. Marilda Gonçalves da Silva (FURB, 40min, 1994)

                *Diários de Campo, de Bárbara Arisi (NAVI/UFSC, 10min, 2008)

                 Debatedores: Maria José Reis (UFSC), Maria Amélia S. Dickie (UFSC)

                                      Pedro Martins (UDESC/IES) e Alair Schmidt dos Santos

 

Quando: terça-feira (28/04) – 20h

 

Onde: Casa das Máquinas

           Rua Henrique Veras do Nascimento, 50 – Lagoa da Conceição

           (48) 3232-1514

 

Quanto: gratuito