Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

24/11/2015 - Cultura
Fotógrafo Guy Veloso mostra 'Entre Dois Mundos'
Exposição individual acontece a partir de quarta-feira na Galeria Pedro Paulo Vechietti

foto/divulgação: Guy Veloso

A religiosidade como tema do artista

O Floripa na Foto traz o fotógrafo paraense Guy Veloso com sua exposição ‘Entre dois Mundos’ na Galeria Pedro Paulo Vecchietti, a partir desta quarta-feira (25). 

 

Durante quatro anos, o fotógrafo pesquisou celebrações afrodescendentes em Belém (PA) e arredores. Sua mostra apresenta imagens captadas ‘de dentro’ dos terreiros, retratadas com intimidade e aproximação, como se ele ‘participasse’ efetivamente dos rituais. 

 

Segundo o curador Paulo Herkenhoff, “a tarefa dos que querem um mundo mais democrático é não só trazer essas religiões afrodescendentes à visibilidade, mas compreender que elas não estão no campo do folclore nem da superstição, mas no campo dos valores, os mesmos que ligam as pessoas”.

 

‘Entre dois Mundos’ é uma mostra política, pois toca no assunto da intolerância religiosa, levando ao público detalhes pouco expostos do candomblé, umbanda e tambor de minas, na clara intenção que quebrar o estigma que há entre os que desconhecem os nuances destas religiões. “Afinal, na medida em que se conhece algo, perde-se o preconceito, acredito”, opina o fotógrafo.

 

Guy Veloso vive e trabalha em Belém, expôs na 29ª Bienal de São Paulo (a chamada Bienal da Retomada) e tem como ênfase a religiosidade brasileira.

 

Serviço:

 

O quê: Entre dois mundos, exposição individual de Guy Veloso.

Quando: de 25 de novembro a 12 de dezembro, das 13 às 19 horas

Onde: Galeria Pedro Paulo Vecchietti (Praça 15 de Novembro, 180, Centro, telefone 3228-6821)

Entrada franca


galeria de imagens