Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

22/01/2016 - Cultura
SeCult recebe doação de livros de arte
Com o apoio do Instituto Oi Futuro e busca de novas parcerias, SeCult prevê implantação de bibliotecas de arte nos bairros

foto/divulgação: Dieve Oehme

Livros integram coleção Arte & Tecnologia

A Secretaria de Cultura de Florianópolis pretende estruturar bibliotecas de arte em espaços culturais da cidade, visando a ampliar e diversificar o acesso público à produção artística. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Oi Futuro, que doou 200 livros da coleção Arte & Tecnologia para o projeto municipal. O material foi entregue ao secretário Luiz Ekke Moukarzel durante visita da representante de Relações Institucionais da Oi, Natália Berns Abreu, ocorrida na quarta-feira (20).

 

Integrando o projeto Biblioteca nos Bairros, a proposta da Secretaria é implantar bibliotecas de arte na Casa da Memória e no Casarão Bento Silvério, entre outros espaços culturais no município, contando com parcerias para estimular o contato das pessoas com esse tipo de publicação. “É uma iniciativa que contribui para difundir a cultura e a arte com um olhar voltado para a modernidade”, disse Luiz Moukarzel, destacando a qualidade do material doado pela Oi.

 

Após a entrega dos livros na sede da SeCult, e atendendo ao convite do secretário, Natália Abreu visitou o prédio que abriga o Arquivo Histórico de Florianópolis, onde conheceu o trabalho realizado na unidade cultural do município. Também esteve na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vechietti, que está passando por uma reestruturação para receber exposições, oficinas e outras atividades com foco na arte contemporânea.

 

Arte e tecnologia

 

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, esporte, meio ambiente, cultura e desenvolvimento social. Desde 2001, as ações da empresa estão pautadas na redução de distâncias geográficas e sociais, abrangendo especialmente a população jovem, e na ampliação do acesso ao conhecimento, com destaque para a publicação da coleção Arte & Tecnologia. “A doação de livros produzidos pelo Instituto é uma oportunidade de contribuir com a democratização da cultura em Florianópolis”, observou Natália Abreu.

 

A coleção Arte & Tecnologia documenta obras de artistas brasileiros e estrangeiros que usam recursos tecnológicos como ferramenta em seus processos criativos, por meio de imagens e ensaios críticos. Com registros importantes de exposições realizadas pelo Oi Futuro, a coletânea serve como fonte de conhecimento sobre arte, reunindo nomes como Wally Salomão, Adriana Varella, Carlos Vergara, Miguel Chevalier, Ivens Machado, Tony Ousler, Sonia Andrade, Bill Lundberg, Regina Vater, Albano Afonso e Neville D’Almeida, entre outros.  

 

* Com informações do Instituto Oi Futuro


galeria de imagens