Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

22/04/2016 - Cultura
Escritor Salim Miguel morre aos 92 anos
Ícone da literatura catarinense, o jornalista e escritor foi superintendente da Fundação Franklin Cascaes na década de 1990

foto/divulgação: Dieve Oehme

Salim Miguel dirigiu a Fundação Franklin Cascaes (1993-1996)

Com imenso pesar, a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes informa o falecimento do ex-superintendente da instituição, o jornalista e escritor Salim Miguel, 92 anos, ocorrido nesta sexta-feira (22), em Brasília.  Considerado um dos expoentes da literatura catarinense, ele estava internado há cerca de 15 dias, em unidade de terapia intensiva (UTI) para tratamento de uma broncopneumonia.

 

Nascido no Líbano, em 1924, Salim Miguel veio para o Brasil ainda criança. Depois de viver parte da adolescência no município de Biguaçu, mudou-se com a família para Florianópolis. Entre os anos de 1940 e 50, integrou o movimento modernista das artes em Santa Catarina, no Grupo Sul. Junto com a esposa, Eglê Malheiros, também escritora, escreveu o roteiro do primeiro longa-metragem catarinense, o filme O Preço da Ilusão.

 

Destacando-se em diversos gêneros literários, Salim Miguel foi um dos editores da revista Ficção (Rio, 1976-79) e autor de mais de 30 livros, entre eles, A Morte do Tenente e Outras Mortes, A Voz Submersa, Nur na Escuridão, e A Vida Breve de Sezefredo das Neves, Poeta (indicado para o Prêmio Jabuti). Foi ainda diretor da Editora da UFSC e superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, de 1993 a 1996, período em que contribuiu para a construção de políticas públicas para a cultura na cidade.

 

Em 2009 recebeu o prêmio Machado de Assis pelo conjunto da obra, reconhecimento máximo conferido pela Academia Brasileira de Letras. Neste mesmo ano, foi homenageado como Personalidade, recebendo o troféu Franklin Cascaes de Cultura, oferecido pela Administração Municipal.

 

Há cerca de dois anos, Salim Miguel mudou-se com a esposa para Brasília a fim de ficar mais perto de três dos cinco filhos. Mesmo com a idade avançada, o escritor continuava em plena atividade. Em 2015, aos 91 anos, lançou seu último livro, o romance policial Nós - sua primeira incursão por histórias de crime e mistério. A obra foi publicada pela editora da UFSC.