Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

07/10/2016 - Cultura
Rodrigo de Haro abre exposição na Capital
Viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, mostra com obras do artista pode ser visitada na Galeria Helena Fretta

foto/divulgação: Rodrigo de Haro

O Mundo

Considerado um dos expoentes da arte catarinense, Rodrigo de Haro apresenta ao público 39 obras inéditas, criadas em 18 meses de trabalho. Após quatro anos da última exposição individual, o artista abre a mostra ‘Dos Arquétipos – O Poder das Imagens’, nesta sexta-feira (7), na Galeria de Arte Helena Fretta, em Florianópolis. O projeto foi viabilizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Flex Gestão de Relacionamentos.

 

Entre as pinturas selecionadas para a exposição estão obras que representam os 22 Arcanos Maiores do Tarô, os 12 signos do zodíaco e suas correspondências nas flores, Santa Catarina de Alexandria e São João Damasceno, além de três videntes. A presença das figuras do tarot, do baralho, da transcendência são uma constante no trabalho de Rodrigo de Haro. “As cartas aparecem esvoaçando sobre naturezas mortas e sobre figuras, as habituais criaturas embuçadas ou não, mas sempre enigmáticas manipulando baralhos. Sempre a interrogá-los”, descreve.

 

Além da exposição, a proposta contempla o lançamento de um catálogo e a realização de quatro palestras com participação do artista e do curador da mostra, Fabrício Peixoto, que também assina o texto curatorial da publicação. Com 96 páginas e tiragem de dois mil exemplares, o catálogo reúne reprodução das 39 obras criadas por Rodrigo de Haro e mais 22 poemas de sua autoria. A publicação será distribuída de forma gratuita no evento de lançamento e doada a bibliotecas públicas, escolas, universidades e instituições culturais. 

 

A mostra ‘Dos Arquétipos – O Poder das Imagens’ pode ser visitada até dia 1° de novembro, gratuitamente, na Galeria de Arte Helena Fretta, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h30, e aos sábados das 9h às 13 horas.  Nesse período ocorrerão as palestras com o artista e o curador da mostra, dirigidas a estudantes, professores da rede pública e privada, além de pessoas interessadas em arte. O agendamento para os encontros culturais podem ser feitos pelo e-mail helenafretta@helenafretta.com.br ou pelos telefones (48) 3223 0913 ou 8408 2345.

 

Serviço:

 

O quê: Abertura da exposição Dos Arquétipos – O Poder das Imagens

 (Mostra individual do artista Rodrigo Haro)

 

Quando: 7 de outubro (sexta-feira) – abertura às 19 horas

     Visitação até 1° de novembro

     Segunda a sexta-feira das 9h às 18h30 e sábados, das 9h às 13 horas 

 

Onde: Galeria de Arte Helena Fretta

          Rua Presidente Coutinho, 532, Centro – Florianópolis

 

Quanto: Gratuito

 

Informações: Galeria Helena Fretta - (48) 3223-0913 / (48) 8404-2345

 

*Com informações da jornalista Manoela de Borba


galeria de imagens