Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

20/10/2017 - Cultura
Roda de Rendeiras e Ratoeira invade Mercado Público
Entre bilros e cantigas, artistas fazem renda no centro da cidade.

foto/divulgação: Divulgação PMF

Roda de Rendeiras e Ratoeira invade Mercado Público

Roda, cantigas e, claro, renda de bilro. Foi difícil resistir a esta combinação nesta sexta-feira, 20 de outubro. Moradores e visitantes que passaram pelo Mercado Público foram agraciados com a arte, em toda a sua plenitude, sendo tecida em um grande encontro. Cerca de 30 rendeiras e rendeiros de todas as partes de Florianópolis estão no local confeccionando renda, cantando e encantando.

 

O evento integra a programação da Semana da Rendeira, realizado pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes, em homenagem ao Dia Municipal da Rendeira e do Rendeiro, comemorado neste sábado, 21 de outubro.

 

Trazida pelos açorianos, a renda de bilro era a atividade preferida das mulheres enquanto esperavam os maridos retornarem das pescas. O que era uma forma também de contribuir financeiramente com a família. Com o tempo a renda virou parte da história da cidade até se tornar patrimônio cultural de Florianópolis.

 

Já a Ratoeira era uma brincadeira comum nas décadas de 60 e 70. Na época grupos se reuniam em rodas para cantar versos e prosa. O encontro era realizado, entre outros, para conquistar novos amigos e amores.

 

No Mercado Público a Roda de Rendeira e Ratoeira ocorre com o objetivo de chamar a atenção e aproximar a população desta tradição, além de despertar o interesse pela arte. Atividades envolvendo as rendeiras vêm cumprindo esta missão e no evento desta sexta-feira (21) já foi possível acompanhar o trabalho e o traçado de jovens, homens e até pessoas estrangeiras fazendo renda.

 

Como é o caso da doutoranda Jamie Corbett que veio do Canadá para estudar a cultura popular da Ilha e se encantou, assim como todos os moradores e turistas, pela renda de bilro, patrimônio e orgulho de Florianópolis.