Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

14/04/2018 - Cultura
Atividades celebram 270 Anos de Presença Açoriana em Santa Catarina
A programação ocorre na semana do dia 16 ao dia 19 de abril

foto/divulgação: Divulgação PMF

270 Anos de Presença Açoriana em Santa Catarina

A colonização do litoral catarinense por populações açorianas há 270 anos, deixou fortes contribuições culturais ainda presentes. A fim de comemorar a presença dos colonos, Florianópolis contará com uma programação de contação de histórias, exposições e bate-papos com autores portugueses. As atividades têm inicio nesta segunda-feira (16) e seguem até o próximo dia 19.
 
As tradições herdadas dos açorianos se revelam através das artes manuais, como a renda de bilro e a olaria; da comida típica, à base de frutos do mar; das festividades, como Divino Espírito Santo; e das histórias e “causos”, narradas por pessoas mais velhas e transmitida de pai para filho.
 
Para preservar essas características marcantes do “manézinho”, a primeira atividade da programação é a Oficina de Contação de Histórias ministrada pelo ator português, Valter Peres, que ocorre segunda-feira (16), às 8h30, no Centro de Educação Continuada da Prefeitura.
 
No período da tarde, está marcado um bate-papo com o poeta e escritor português, Álamo Oliveira. Dessa vez, o encontro é no estande da 11ª Feira Catarinense do Livro, montado no Largo da Alfândega.
 
O local receberá, ainda, mais dois dias de eventos. Na terça-feira (17) com  apresentação da escritora Teresa Viveiros, às 14h, que irá expor a obra de sua autoria, “Tomaz com Z – a história de uma vida feliz”, em coautoria do pintor Urbano. E na quarta-feira (18), Valter Peres e Álamo Oliveira trazem ao público, às 18h, um repertório especial, com acessibilidade para cegos e surdos.
 
Também no dia 18, a Galeria  de Arte do Mercado Público de Florianópolis abrigará a partir das 18h30, a exposição “Antero de Quental e Vitorino Nemésio: verbos vivos da cultura açoriana”, constituída por  vinte e oito painéis informativos em bilíngue.
 
Para finalizar a programação,  na quinta-feira (19) o encontro será no  Núcleo de Estudos Açorianos, às 16h, localizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na oportunidade estará presente o presidente do governo dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro e a comitiva dos Açores.
 
A comemoração dos 270 Anos da presença Açoriana em Santa Catarina (1748 – 2018) é uma realização da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude; Fundação Franklin Cascaes; Secretaria Municipal de Educação; Casa dos Açores de Santa Catarina; Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC; Funcine; Câmara Catarinense do Livro e do Governo dos Açores.
 
Veja abaixo a programação completa


arquivos para download