Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

18/06/2020 - Cultura
18 de junho dia da Imigração Japonesa no Brasil

foto/divulgação: Fotos: Acervo da Família ODA

Imigração Japonesa

No dia 18 de junho é comemorado no Brasil o Dia da Imigração Japonesa. Em Florianópolis há diversas etnias e uma delas também presente a dos japoneses. Para mostrar a importância desse dia histórico a Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural Franklin Cascaes homenageia este povo.

Importante voltar ao passado para lembrar como esses imigrantes chegaram aqui, aportando o navio KasatoMaru no porto de Santos, no dia 18 de junho de 1908 com 761 imigrantes japoneses para trabalharem nas fazendas de café no interior de São Paulo. 

Em Santa Catarina os Japoneses começaram a formar colônias agrícolas a partir de 1961, buscando um lugar para se fixarem e viverem do cultivo da terra. As famílias se estabeleceram em sete colônias nipônicas, nos municípios de Curitibanos, Frei Rogério, São Joaquim, Lages, Joinville, Caçador e Florianópolis.

O trabalho desses imigrantes se deu no plantio da nectarina, flores até investirem no desenvolvimento da cultura da maçã. Graças ao clima da região de Curitibanos e São Joaquim, conseguiram sucesso com variedades, tal como a maçã Fujie kiwi de qualidade que nada fica a dever às frutas de padrão internacional.

Outras culturas foram se sucedendo tais como o alho e frutas de clima temperado como a pêra japonesa – Nashi. Com o passar do tempo, outras famílias japonesas foram se estabelecendo em outras regiões do estado, inclusive nas cidades, atuando como profissionais liberais e abraçando uma variedade de funções dentro da sociedade brasileira.

O imigrante Takashi Chonan desenvolveu uma nova espécie de alho que possibilita 5000 empregos diretos em Curitibanos e hoje se espalhou pelo Brasil. Pioneiramente estão instalando vinícolas no oeste do nosso estado.

Há oito famílias de sobreviventes da bomba atômica de Nagasaki instaladas em Frei Rogério que em todos os anos, em 9 de agosto, sob a liderança de KazumiOgawa, realizam uma cerimônia em prol da Paz.

Já em Florianópolis os Japoneses começam a chegar na década de 50, como o japonês NoboroOda responsável por trazer a primeira rede de cerco para a Ilha de Santa Catarina, precisamente na região da Armação do Pântano do Sul, sendo Osvaldo Francisco da Silva (Seu Canduca como o chamavam), um dos primeiros pescadores a ter essa nova ferramenta de pesca artesanal.

Foi essa forma diferenciada de pescar que promoveu a geração de renda e a economia do nosso município. Hoje temos a associação Nipocultura que realiza todos os anos, eventos como o HanaMatsuri, o Machitsuki e ImenMatsuri, que acontecem no Centro da cidade com homenagens aos japoneses e seus descendentes. Neste dia há barracas com gastronomia, arte milenar com origamis e ikebana, apresentações musicais e de arte marcial, gerando também um aumento na economia local e um maior fluxo de pessoas durante as atrações.

Os cidadãos de Florianópolis agradecem todas as contribuições que este povo, que tanto nos orgulha trouxe para a cidade com o seu trabalho, arte e cultura além do respeito e dedicação à nossa gente.

 

 


galeria de imagens