Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

22/07/2013 - Cultura
Definidos os espetáculos para o Floripa Teatro 2013
Promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, no período de 5 a 12 de outubro, festival terá participação de companhias teatrais de oito estados de Brasil

foto/divulgação: Celso Pereira

Companhia do Gesto (RJ) foi uma das selecionadas para a 20ª edição do festival

A mostra oficial do Floripa Teatro – 20º Festival Isnard Azevedo terá participação de 18 companhias teatrais de oito estados do Brasil. A relação dos espetáculos selecionados e respectivos suplentes foi divulgada pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). O festival será realizado de 5 a 12 de outubro em diversos espaços culturais da cidade.

 

A seleção foi feita por uma comissão formada pelo diretor, dramaturgo, escritor e produtor cultural Sidnei Cruz (RJ); a atriz e musicista Fernanda Corrêa Maia (SP); e a dramaturga, jornalista e diretora teatral Eliane Tejera Lisboa (PB).  Os profissionais convidados avaliaram 199 espetáculos de todo o país, inscritos nas categorias de teatro de rua, adulto, infantojuvenil, circo-teatro e teatro musical. O trabalho contou ainda com apoio técnico de Marta Cesar e Sulanger Bavaresco, da Diretoria de Artes da Fundação Cultural de Florianópolis.

 

Para a edição 2013 a comissão selecionadora levou em conta quesitos como relevância e excelência artística do grupo e do espetáculo; diversidade da linguagem proposta e sua originalidade dentro da encenação; adequação aos espaços e disponibilidade na grade de programação. A lista com os 24 espetáculos selecionados, incluindo seis suplências, pode ser conferida no site da Fundação Franklin Cascaes (www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes).

 

Mantendo a tradição, o Festival Isnard Azevedo 2013 vai oferecer programação para diferentes faixas etárias, espaços cênicos e linguagens artísticas. Participam desta edição grupos teatrais de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Ceará e Paraíba.

 

O Floripa Teatro visa apoiar a circulação das companhias teatrais e contribuir para a formação de plateias. Tem ainda como objetivo a troca de experiências entre os artistas participantes, incentivando o aprimoramento profissional e as iniciativas de teatro de grupo. Em 2012, o festival de teatro de Florianópolis reuniu cerca de 40 mil espectadores.

 

Sobre a comissão selecionadora

 

Sidnei Cruz - mineiro radicado no Rio de Janeiro, atua no meio teatral desde a década de 1970. Foi um dos fundadores da Companhia Teatro de Anônimo e do grupo Leões de Circo, além de ser um dos criadores do Festival Palco Giratório do Sesc.

 

Fernanda Maia - atriz e musicista, radicada em São Paulo, é graduada em Música pela Universidade Federal da Paraíba. Conquistou o Prêmio Shell 2010 pela música do espetáculo Lamartine Babo e repetiu o feito em 2013 com a trilha musical da peça L’Illustre Molière. Escreveu e dirigiu o espetáculo infantil Canção de Amor em Rosa, indicado ao prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem em 2011, apresentado no 18º Festival Isnard Azevedo, em Florianópolis.

 

Eliane Tejera Lisboa - dramaturga e diretora teatral, é graduada em Comunicação Social – habilitação Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Tem mestrado na Universidade Nanterre Paris X e doutorado em Teoria Literária na Universidade de Campinas (Unicamp). Foi durante 13 anos professora de Dramaturgia, Crítica Teatral, Estética, História e Teoria Teatral no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e atualmente é professora de Teatro no curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (PB).

 

 

Espetáculos selecionados – 2013

 

Urano quer Mudar

Círculo Artístico Teodora – Florianópolis/SC

 

As Criadas

Esfera Produções Artísticas – Florianópolis/SC

 

A Garota da Capa

Andréa Padilha – Florianópolis/SC

 

Nijinski, para dentro do coração de deus

Florianópolis/SC

 

5 tempos para a morte

Usina do Trabalho do Ator – Porto Alegre/RS

 

Amor por Anexins

Grupo de Teatro Guará – Goiânia/GO

 

No Pirex

Grupo de Teatro Armatrux - Belo Horizonte/MG

 

Outro Lado

Quatroloscinco Teatro do Comum – Belo Horizonte/MG

 

Deus da Fortuna

Coletivo de Teatro Alfenin – João Pessoa/PB

 

Por que a gente não é assim ou porque a gente não é assado

 Grupo Bagaceira de Teatro – Fortaleza/CE

 

Cartas do Paraíso

Boa Companhia – Campinas/SP

 

Quixote Cabloco

Cia da Tribo – São Paulo/SP

 

Cocô de Passarinho

Cia Noz de Teatro, Dança e Animação – São Paulo/SP

 

Expresso Caracol

Cia dos Pés – São José do Rio Preto/SP

 

A Farsa do Advogado Pathelin

Grupo Rosa dos Ventos – Presidente Prudente/SP

 

O Concerto da Lona Preta

Trupe Lona Preto – São Paulo/SP

 

A cozinheira, o bebê e a dona do restaurante

Companhia do Gesto – Rio de Janeiro/RJ

 

Holoclownsto

Troup Pas D’argent – Rio de Janeiro/RJ

 

Espetáculos Suplentes
 

  • Teatro de Rua 

 

 

Dá licença, minha gente

Grupo Cutucurim – Angra dos Reis/RJ

 

  • Teatro Infantil / Juvenil

 

 

O pato, a morte e a tulipa

Cia de Feitos – São Paulo/SP

 

Hap! O melhor espetáculo da Terra

Circular Artes de Circo – Florianópolis/SC

 

  • Teatro Adulto

 

 

Felicidade

Egressos do Clube da Cena – Rio de Janeiro/RJ

 

Portela, patrão; Mario, motorista

Boa Companhia – Campinas/SP

 

É só uma formalidade

Quatroloscinco Teatro do Comum – Belo Horizonte/MG

 


galeria de imagens