Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

15/01/2014 - Cultura
Travessa Ratclif recebe Paulinho Mocidade
Intérprete da escola de samba carioca Acadêmicos de Santa Cruz faz apresentação especial com o grupo local Número Baixo

foto/divulgação: Divulgação / Acadêmicos de Santa Cruz

Intérprete carioca canta no reduto do samba, no Centro Histórico da cidade

Tradicional reduto do samba, a Travessa Ratclif recebe nesta quinta-feira (16) o cantor e compositor Paulinho Mocidade, que se apresenta com o grupo local Número Baixo, às 20 horas. O intérprete oficial da escola de samba carioca Acadêmicos de Santa Cruz divulga o novo CD com sambas-enredo que marcaram sua carreira. A atividade, nas imediações do Bar Canto do Noel, faz parte do projeto Florianópolis - Território das Artes, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Franklin Cascaes.

 

Criado no ano passado, o projeto Território das Artes visa a transformar a cidade em um espaço de ocupação e convivência artística, propiciando aos moradores o contato permanente com diferentes expressões culturais. A iniciativa soma-se ao projeto Viva a Noite, realizado pela Prefeitura de Florianópolis em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas, para promover a revitalização noturna do Centro Histórico e divulgar a produção artística local. 

 

Tocando há 12 anos em rodas de samba na Grande Florianópolis, o grupo Número Baixo divulga o tradicional samba de raiz. Há nove anos, integrantes do grupo criaram o projeto Mantendo as Tradições, que lançou recentemente um CD para difundir o samba produzido na região, dando visibilidade a compositores como Vicente Marinheiro, Elias Marujo, Paulinho Carioca e outros compositores locais, além de abrir espaço para intérpretes como Maria Helena, Rachel Barreto e Geison Dias, entre outros nomes.

 

Com um trabalho de qualidade, o grupo Número Baixo tem se apresentado em bares, festas e eventos na Grande Florianópolis e em outras regiões de Santa Catarina. Também toca com intérpretes de outros estados, como é o caso de Paulinho Mocidade, que vai se apresentar com o grupo na Travessa Ratclif, animando a noite da Ilha.

 

Raiz no samba

 

Com 25 anos dedicados à música, Paulinho Mocidade divulga em Florianópolis o sexto CD da carreira ‘Meu Negócio é Cantar Samba’, trabalho que contou com participação especial do compositor Wilson Moreira, além de parceria com Martinho da Vila, entre outros sambistas. O repertório traz 11 músicas, incluindo alguns sambas-enredo com os quais o intérprete conquistou títulos pela Mocidade Independente de Padre Miguel.

 

Músico profissional, Paulo Costa Alves assumiu o posto de intérprete oficial da agremiação de Padre Miguel, em 1990, conquistando alguns campeonatos. Foi ainda o cantor oficial da Águia de Ouro (SP), Aliança(SC) e das escolas de samba cariocas Unidos da Tijuca, Império da Tijuca e Imperatriz Leopoldinense, onde também obteve um título.

 

Na agremiação que deu ao cantor o pseudônimo artístico, e onde ingressou aos 19 anos, Paulinho conquistou títulos com três sambas-enredo: 'Como era Verde o meu Xingu' (1983); 'Elis um Trem de Emoções' (1989) e 'Sonhar não Custa Nada, ou Quase Nada...' (1992) - obra que se tornou um dos principais sambas da agremiação e do carnaval do Rio de Janeiro, sendo gravada pelo cantor Dudu Nobre, no CD ‘Os mais Belos Sambas-Enredo de Todos os Tempos’.  

 

Tetracampeão no carnaval do Rio de Janeiro, Paulinho Mocidade tem mais de 40 músicas interpretadas nas vozes de Emílio Santiago, Dona Ivone Lara, Dudu Nobre, Mestre Marçal, Roberta Sá, Ana Carolina e Seu Jorge. Também fez várias parcerias musicais com Martinho da Vila, Durval Ferreira, Paulinho Rezende e Jurandir Bringuela, com quem compôs ‘Se o Caminho é Meu’, sucesso na voz de Dona Ivone Lara, regravado por Dorina, Seu Jorge e Ana Carolina.

 

 

O Quê: Apresentação do Grupo Número Baixo e Paulinho Mocidade

             (Projeto Território das Artes + Projeto Viva a Noite)

Quando: Quinta-feira (16/01) / 20h

Onde: Travessa Ratclif - Centro

           (Imediações do Bar Canto do Noel)

Quanto: gratuito


galeria de imagens