Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

19/02/2014 - Cultura
O Homem de Agrolândia estreia no Teatro da Ubro
Espetáculo solo encenado pelo ator Malcon Bauer será apresentado de sexta a domingo, às 21 horas, com entrada franca

foto/divulgação: Renato Turnes

Espetáculo solo mostra com bom humor aspectos da vida em Agrolândia

Agrolândia é uma cidade de colonização alemã, que tem como principal fonte de renda a agricultura, e onde não há cinemas, shoppings ou teatros. Para se divertir, os quase nove mil habitantes do município costumam frequentar bares e praças, jogos de futebol e festas comunitárias. Nascido na bucólica cidade do Alto Vale do Itajaí, o ator Malcon Bauer inspirou-se nas situações vividas no interior catarinense para criar o espetáculo O Homem de Agrolândia. A peça estreia no Teatro da Ubro, com temporada de sexta a domingo, às 21 horas, e entrada franca.

 

Contemplado pelo edital Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura, o espetáculo é dirigido por Renato Turnes, com realização da Cia La Vaca. A peça apresenta reflexões e observações sobre acontecimentos do cotidiano pelo ponto de vista do ator/autor Malcon Bauer.  Explorando as fronteiras entre o teatro e a tradição do stand up, o solo O Homem de Agrolândia enfatiza o caráter performático e autobiográfico, com histórias bem humoradas, lúdicas, cômicas e também nostálgicas sobre a vida na pequena cidade do interior.

 

Criado no seio de uma família amorosa e fascinado pelo mundo do cinema, Malcon Bauer resolveu estudar teatro, quando precisou decidir para qual curso prestaria vestibular. Ao mudar-se para Florianópolis, em 1999, para fazer a faculdade de Artes Cênicas, Bauer viu-se numa situação insólita: as pessoas duvidavam da existência de Agrolândia. A simples menção do nome do município levava amigos e conhecidos ao riso, levando-o inclusive a procurar a cidade em um mapa para provar a veracidade do fato.

 

O espetáculo foi criado para funcionar de forma portátil, a fim de entrar em cartaz em espaços alternativos, assim como em pequenas cidades como a do texto, que não dispõem de salas de teatro. Em todas as situações o espetáculo busca um pacto de identificação sincera entre o comediante e a plateia. A peça será apresentada em março na cidade natal do artista.

 

Graduado em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Malcon Bauer é ator, diretor, dramaturgo e roteirista. Atualmente está em cartaz com os espetáculos As Felicianas ,  Cabaret #RiAlto e Mi Muñequita. Foi ator da Cia Persona junto a qual estreou vários espetáculos e também escreve para o cinema, como o roteiro do curta-metragem O Homem Dublado, premiado pelo Edital Catarinense de Cinema 2010 e Petrobrás Cultural 2010, entre outros.  

 

O quê: Espetáculo O Homem de Agrolândia 

Quando: sexta-feira a domingo (21 a 23/02) – 21h

Onde: Teatro da Ubro / Fundação Franklin Cascaes

            Escadaria da Rua Pedro Soares nº 15 – Centro

            (48) 3222-0529

Recomendação etária: a partir de 12 anos

Quanto: gratuito (ingressos distribuídos 1 hora antes na bilheteria)

Informações: www.facebook.com/ohomemdeagrolandia


galeria de imagens