Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

25/05/2014 - Cultura
Ciclo de Festas do Divino tem início em Florianópolis
Na abertura do calendário de festividades, prefeito Cesar Souza Júnior participou do cortejo e distribuiu pãezinhos ao público

foto/divulgação: Dieve Oehme

Ribeirão da Ilha foi uma das 13 comunidades representadas no cortejo

As ruas do centro da cidade ganharam um colorido especial no sábado (24) com a passagem de reis e rainhas, relembrando uma tradição dos tempos do Império. Cortejos imperiais desfilaram pelo Centro Histórico anunciando o início do Ciclo de Festas do Divino Espírito Santo em Florianópolis, introduzidas pelos imigrantes açorianos no século 18.


O calendário festivo foi aberto oficialmente pelo prefeito Cesar Souza Júnior, em solenidade que teve a participação de representações de 13 comunidades da Capital e comitivas de quatro municípios da Grande Florianópolis.

Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes, a programação iniciou com a concentração dos participantes em frente à Casa da Memória, onde houve o hasteamento da bandeira do Divino e a bênção dos pãezinhos, que foram distribuídos ao público durante o cortejo.


Ao final do desfile, ocorreu o encontro das bandeiras do Divino no largo da Catedral, e apresentações do coral Vozes do Divino, Grupo Raízes Açorianas e da soprano Claudia Todorov.

As atividades contaram com a parceria cultural da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina e da Irmandade do Divino Espírito Santo de Florianópolis. Participaram do evento as comunidades festeiras da Capital, além de comitivas dos municípios de Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Governador Celso Ramos e São José, que este ano tem como festeira a prefeita Adeliana Dal Pont.  

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Luiz Moukarzel, a ideia de divulgar as festividades em um calendário único tem como objetivo fortalecer a tradição que extrapola as fronteiras de Florianópolis. “Espero que possamos envolver outros municípios do litoral a também participarem, para que a região possa fortalecer cada vez mais aquilo que é nosso simbólico, e que nos une como a Festa do Divino Espirito Santo”, comentou Moukarzel.

 

“Essa é uma tradição que cruzou o Oceano Atlântico, veio para Florianópolis, para a região litorânea do nosso estado, e se mantém viva até hoje. É o que nós somos e o que nos representa. São as nossas raízes, e isso a gente tem que preservar, porque, quem não tem passado, não tem futuro”, disse o prefeito Cesar Souza Júnior.

 

Antes de se integrar ao cortejo, o prefeito convidou os participantes para a inauguração das obras de restauro da igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha, que ocorrerá na sexta-feira (30). Lembrou ainda que a igreja matriz de São José também passou por restauro e será entregue nos próximos dias.


“São duas igrejas fundamentais, que se confundem com a história das nossas cidades, e que foram completamente restauradas”, concluiu Cesar Júnior, que anunciou para breve a visita de uma comitiva de Florianópolis aos Açores.  

 

Patrimônio cultural

Instituída pela Lei Municipal nº 8.010/2009, a abertura do calendário de festividades do Ciclo do Divino vem sendo promovida pela Fundação Franklin Cascaes desde 2010. A iniciativa visa  a divulgar e fortalecer a tradição da festa em devoção ao Espírito Santo, manifestação que é registrada como patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina pela Lei Estadual nº 15.731/2012.

 

Conforme o historiador Francisco do Vale Pereira, a organização do ciclo de festividades vem incentivando a integração entre as comunidades. Segundo ele, isso ajuda a preservar a essência das festas, como ocorre nos Açores, onde a confraternização entre as famílias e a partilha são as principais características, além da religiosidade.

 

“É importante que as festas aconteçam em finais de semana diferentes, e que as comunidades mantenham a tradição como aqueles que aqui chegaram primeiro, que se visitavam durante as festas, iam contar a sua vida, suas dificuldades, mas principalmente se confraternizar”, ressaltou o pesquisador, que integra o Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina e é presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis.

 

Mesclando elementos religiosos, profanos e folclóricos, a Festa do Divino é comemorada a partir das celebrações de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), envolvendo um expressivo conjunto simbólico que traduz a devoção ao Espírito Santo. Os festejos abrangem peditórios, novenas, promessas, oferendas, folguedos populares, bailes, folias e cantorias. Contemplam também a procissão da corte imperial e a cerimônia de coroação do Imperador – principal momento da festa, que tem como símbolos a coroa, o cetro, a salva e a bandeira.

 

Em Florianópolis, embora as festas se distribuam no período de maio a setembro, este ano a maioria acontece ao longo do mês de junho. As primeiras ocorrem nas comunidades da Lagoa da Conceição, Monte Verde, Ribeirão da Ilha, Prainha, Trindade, Estreito, Rio Tavares e Pântano do Sul (junho).


O calendário contempla ainda as festividades do Campeche (julho), Barra da Lagoa (agosto), Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras (setembro). A programação completa do Ciclo do Divino 2014 está disponível no site da Fundação Franklin Cascaes (NESTE LINK).


galeria de imagens