Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

17/07/2014 - Cultura
Livro mostra Florianópolis vista de dentro
Publicação viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura será distribuída a escolas e instituições culturais

foto/divulgação: Danísio Silva

Paisagem urbana é um dos destaques na obra de Danísio Silva

Pelas lentes de Danísio Silva, Florianópolis já foi retratada sob a perspectiva do mar e do céu. Nesta quinta-feira (17), o fotógrafo apresenta ao público mais uma abordagem imagética da cidade, com o livro “Florianópolis vista de dentro”, que será lançado às 19h30, no hall do CIC (Centro Integrado de Cultura), na Capital.

 

Com texto do jornalista Paulo Clóvis Schmitz, a obra tem o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

O livro forma uma trilogia com os dois volumes anteriores – “Florianópolis vista de cima” e “Florianópolis vista do mar”, lançados respectivamente em 2012 e 2013, também com patrocínio da Fundação Franklin Cascaes. No terceiro volume, Danísio Silva reúne fragmentos da cidade, de paisagens e lugares, como o Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa, a manifestações populares e religiosas importantes. “Ela (a obra) mostra um pouco de cada coisa de Florianópolis, e por isso é um documento visual deste momento da Ilha marcado por muitas transformações”, afirma.

 

Estão retratadas na publicação temas como a pesca, dunas, praias, costões, inscrições rupestres, lagoas, aves e animais, assim como o patrimônio cultural e arquitetônico, contemplando as fortalezas, o carnaval, o boi de mamão e a paisagem urbana com seus prédios disformes. Também há imagens que revelam ações nocivas do homem em relação ao meio ambiente, como o esgoto a céu aberto na avenida Beira-mar Norte e a poluição em rios do Norte da Ilha.

 

Com apoio cultural da empresa Flex Contact Center, o livro “Florianópolis vista de dentro” será distribuído gratuitamente a escolas, bibliotecas, instituições culturais de Florianópolis e também ao público que prestigiar o evento de lançamento, onde serão sorteadas ainda dez fotografias que integram a publicação.

 

O quê: lançamento do livro “Florianópolis vista de dentro”

Quando: quinta-feira (17/07) – 19h30

Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)

           Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica

           (48) 3953-2301

Quanto: gratuito


galeria de imagens