Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

08/09/2014 - Cultura
Reportagem destaca renda de bilro na Capital
Matéria especial produzida pela editoria de economia do jornal Notícias do Dia foi veiculada na edição do final de semana

foto/divulgação: Rosane Lima

Renda de bilro ganha mais visibilidade

O trabalho da Secretaria Municipal de Cultura para preservação e valorização da atividade das rendeiras em Florianópolis, realizado por meio da Fundação Franklin Cascaes, ganhou destaque no jornal Notícias do Dia do final de semana (6 e 7). A reportagem, em quatro páginas assinadas pela jornalista Alessandra Ogeda, abordou o processo de qualificação da renda de bilro e ações que buscam agregar valor ao produto para manter viva a tradição, sob um novo olhar.

 

Com fotos de Rosane Lima e Marco Santiago, e edição da jornalista Saraga Schiestl, a matéria traz depoimentos de rendeiras do Sambaqui e da Barra da Lagoa, além de entrevista com o secretário de Cultura Luiz Moukarzel. Contempla ainda opiniões de representantes da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina e do projeto Rendeiras da Ilha, desenvolvido por meio da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas – Fepese/UFSC, entidades que também realizam ações de apoio à atividade dessas artesãs de Florianópolis.

 

A tradição passada de mãe para filha, o mapeamento das rendeiras e da cadeia produtiva da renda de bilro, assim como a participação das artesãs em feiras e eventos nacionais e internacionais para divulgação e comercialização dos produtos são alguns dos assuntos abordados na reportagem. Outro tema destacado é a valorização dos espaços de produção e convivência coletiva, e também a loja que será inaugurada em breve no Mercado Público para dar visibilidade a essa produção artesanal de tradição cultural, introduzida no município pelos imigrantes açorianos.

 

Confira a reportagem na íntegra (NESTE LINK)


galeria de imagens