Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

05/11/2014 - Cultura
Circuito Cidades encerra agenda do Floripa Teatro
Festival Isnard Azevedo termina com apresentação de espetáculos em quatro municípios do sul do Brasil

foto/divulgação: Andrea Rego Barros

Espetáculo As Três Irmãs participa da mostra itinerante do festival

Os grupos Armação e Traço Cia de Teatro iniciam esta semana uma agenda cultural especial com apresentações gratuitas em municípios do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As atividades integram o Circuito Cidades, que promove a circulação de companhias de Florianópolis pelo sul do Brasil, e encerram a programação do Floripa Teatro-21º Festival Isnard Azevedo.


As primeiras encenações acontecem nesta quinta-feira (6), às 20 horas, nas cidades catarinenses de Capivari de Baixo e Alto Bela Vista.

No Centro de Cultura do Parque Ambiental Tractebel, espaço multiuso inaugurado há um ano em Capivari de Baixo, o grupo Armação apresenta a comédia Eu Confesso, com direção de Antônio Cunha. O espetáculo coloca em cena o ator Édio Nunes interpretando Deus em um momento de reflexão sobre a criação do mundo.

Em tom confessional, o despachado e quase sempre bem-humorado Senhor do Universo revela detalhes até então desconhecidos de sua obra. Fala sobre as ideias, planos, acasos e acidentes de percurso ocorridos ao longo do processo, revelando perplexidade, orgulho e decepção, mas nunca arrependimento.


Também na quinta-feira (6), o município de Alto da Bela Vista recebe a visita da Traço Cia de Teatro, apresentando o espetáculo As Três Irmãs, às 20 horas, no Centro de Cultura da localidade. Os moradores da região vão conhecer a história das irmãs Olga, Maria e Irina, que retornam à cidade de onde saíram há 11 anos com o pai, um general militar.

Baseada no texto do dramaturgo russo Anton Tchékhov, e conduzida a partir da técnica do palhaço, a peça mostra os conflitos e o modo peculiar de cada personagem se relacionar com o mundo, tanto no plano material quanto espiritual. A direção é assinada por Marianne Consentino.


Situada no sul do estado, a 130 quilômetros de Florianópolis, Capivari de Baixo tem quase 23 mil habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já o município de Alto da Bela Vista, no oeste catarinense, conta com pouco mais de 2mil moradores, de acordo com informações do censo demográfico de 2013.

Itinerância e roda de negócios
 

A próxima etapa do Circuito Cidades será realizada nos municípios de Quedas do Iguaçu (PR) e Entre Rios do Sul (RS) nos dias 8 e 13 de novembro, respectivamente. As apresentações gratuitas acontecem em centros culturais instalados nessas localidades, que somam quase 35 mil habitantes.

Encerrando a programação do 21º Festival Isnard Azevedo, o Circuito Cidades contribui para ampliar a visibilidade das peças de teatro produzidas em Florianópolis e incentivar a circulação dos grupos da Capital pelo Brasil, em festivais ou turnês. Contribui ainda para ampliar o acesso do público a diferentes linguagens teatrais.

Além da itinerância por outros municípios, a edição de 2014 também inovou com a 1ª Roda de Negócios Teatrais, que proporcionou a atores, diretores e produtores de 28 grupos da Capital oportunidade de fazer contato direto com curadores de alguns festivais brasileiros e internacionais do setor.  

 

Somente em Florianópolis, o Floripa Teatro recebeu um público superior a 20 mil pessoas, no período de 17 a 25 de outubro. Na capital catarinense, o festival ocupou 27 espaços culturais em comunidades da Ilha e região continental.

 

Com a participação de 22 companhias teatrais de seis estados do Brasil, a programação registrou 38 espetáculos e proporcionou mais de 80 apresentações teatrais gratuitas, envolvendo cerca de 350 profissionais na produção do evento.

 

O Floripa Teatro-21º Festival Isnard Azevedo é uma realização da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. Em 2014, o evento teve o patrocínio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Funcultural e Tractebel Energia, com o apoio do Centro de Artes da Udesc, Rádio Udesc, Janela Cultural, Alquimídia, Sesc/SC e Universidade Federal de Santa Catarina.

 

O quê: Circuito Cidades /  Floripa Teatro – 21º Festival Isnard Azevedo 

Quando: 6 a 13 de novembro 

Onde: Capivari de Baixo e Alto Bela Vista (SC), Quedas do Iguaçu (PR)

            e Entre Rios do Sul (RS)

Quanto: gratuito

 

Programação / Circuito Cidades

6 de novembro (quinta) – 20h  

Eu Confesso (grupo Armação – Florianópolis/SC)

Local: Centro de Cultura do Parque Ambiental Tractebel

             Rua Gen. Osvaldo Pinto da Veiga / Capivari de Baixo-SC  

             (48) 3623-2460

 

6 de novembro (quinta) – 20h  

 

As Três Irmãs (Traço Cia de Teatro – Florianópolis/SC)

Local: Centro de Cultura do Alto da Bela Vista/SC

            Rua Emilio Tiegs s.nº / Alto Bela Vista-SC

           (49) 3455.9003

 

 

8 de novembro (sábado) – 20h  

 

As Três Irmãs (Traço Cia de Teatro – Florianópolis/SC)

Local: Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu / PR

         Associação do Centro de Cultura e Sustentabilidade

          Av. Tarumã, 1880 – Centro / Quedas do Iguaçu-PR

          (46) 9975-1218

 

13 de novembro (quinta) – 20h

 

Eu Confesso (grupo Armação – Florianópolis/SC)

Local: Centro de Cultura de Entre Rios do Sul

         Rua São Paulo, nº 215 – Centro / Entre Rios do Sul-RS

         (54) 9647-6191

  


galeria de imagens