Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

07/05/2015 - Cultura
Maratona Fotográfica 2015 premia vencedores
Premiação dos vencedores do concurso e exposição das fotos selecionadas acontece nesta quinta-feira, no Espaço Rita Maria

foto/divulgação: Murilo Mendonça

Murilo Mendonça fotografou o tema Paisagens Escondidas

As imagens selecionadas no concurso Foto Grafia da Cidade – Maratona Fotográfica de Florianópolis / Ano 21 serão apresentadas em exposição no Espaço Cultural do Terminal Rodoviário Rita Maria. Com o tema “A cidade se revela”, a mostra tem abertura nesta quinta-feira (7), às 19h30, junto à premiação dos vencedores nas modalidades filme, digital e infantojuvenil. Ao todo, 29 fotógrafos profissionais e iniciantes vão dividir cerca de R$ 20 mil em prêmios.

 

Em 2015, foram selecionadas 115 imagens entre 2.922 fotos de Florianópolis, registradas pelos 259 participantes que concluíram a prova no prazo de 30 horas. A lista dos vencedores está disponível no site da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes).

 

Até 12 de junho, a mostra “A cidade se revela” pode ser visitada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 19 horas. Escolas ou grupos escolares interessados em apreciar as imagens devem fazer a solicitação por e-mail (artesvisuais.ffc@gmail.com) ou agendar a visita com a equipe do Espaço Cultural do Terminal Rita Maria pelo telefone (48) 3212-3163. Após esse período, a exposição vai circular por outros espaços da cidade.

 

Na seleção das melhores fotografias individuais e de conjunto foram consideradas a consonância com o tema e subtemas definidos, além de critérios como criatividade, originalidade, estética e a qualidade informativa e fotográfica dos registros. A análise das imagens coube à comissão composta pelos profissionais da área de fotografia André de Oliveira Paiva, Vanessa Silva Ferreira e Sandro Roberto Sampaio. Também integraram a equipe de avaliação Sulanger Bavaresco e Sandra Nunes, técnicas da Diretoria de Artes da Fundação Franklin Cascaes.  

 

A 21ª edição do concurso contou com o patrocínio das empresas Só Click Laboratório Fotográfico e Revelar Online. Contou ainda com o apoio do Deter/SC (Departamento de Transportes e Terminais do Estado de Santa Catarina); Editora Photos e Univali (Universidade do Vale do Itajaí).  

 

Acervo iconográfico

 

Realizado nos dias 21 e 22 de março, o concurso Foto Grafia da Cidade – Maratona Fotográfica de Florianópolis foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes nas comemorações do aniversário da cidade. A 21ª edição inovou com a realização de um minicurso dirigido a crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos, inscritos na modalidade infantojuvenil. Também foi promovida a palestra gratuita “Expedição do Olhar”, ministrada pelo fotógrafo Zé Paiva, antes da largada dos participantes.

 

O concurso fotográfico de Florianópolis, criado em 1995, é um dos mais antigos do Brasil e tem inspirado diversas promoções do gênero pelo país. A iniciativa estimula e desenvolve o gosto pela fotografia, revelando diversos olhares sobre a cidade. O evento também contribuiu para incorporar milhares de imagens ao acervo iconográfico do município ao longo desse período.

 

Serviço:

 

O quê: Exposição “A cidade se revela” / Imagens Premiadas

           (Concurso Foto Grafia da Cidade – Maratona Fotográfica de Florianópolis/Ano 21)

         Premiação dos vencedores / Modalidades Filme, Digital e Infantojuvenil

 

Quando: quinta-feira (7) – 19h30

 

Onde: Espaço Cultural do Terminal Rodoviário Rita Maria

           Avenida Paulo Fontes nº 1101 - Centro

          (48) 3212-3163

 

Quanto: gratuito

 

Agendamento: artesvisuais.ffc@gmail.com 


galeria de imagens