Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

10/08/2015 - Cultura
Projeto Museus Virtuais inicia nova temporada
Até dezembro, serão 13 sessões públicas gratuitas para visitação aos principais museus do mundo, usando tecnologia digital

foto/divulgação: CR2 Fotografias

Público visita diversos museus do mundo sem sair de Florianópolis

O projeto Museus Virtuais recomeça o programa de visitas públicas nesta quarta-feira (12), às 20 horas, com um passeio contemplativo por exposições de arte pelo mundo, tendo como ponto de partida o Cinema do Centro Integrado de Cultura, na Agronômica. Com apoio de tecnologia digital, a viagem cultural vai apresentar o tema ‘Onde Vivem as Musas’, incluindo no roteiro os museus Hermitage, em São Petesburgo (Rússia), e D’Orsay, em Paris (França). A visitação gratuita pode ser agendada no sítio eletrônico do Instituto Maratona Cultural (www.institutomaratonacultural.com).

 

Patrocinada pela Secretaria de Cultura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, a programação dessa nova temporada contempla 56 sessões, sendo 13 delas abertas ao público. Outras 43 visitações são destinadas exclusivamente a escolas da rede pública municipal. Tanto para as sessões abertas quanto para as escolares, a inscrição deve ser feita no Instituto Maratona Cultural, que realiza o projeto com apoio da Unimed Grande Florianópolis. Nos dois casos, o acesso é gratuito.

 

Além da atividade desta quarta-feira, haverá outra visitação pública no dia 15 de agosto. Dessa vez, o passeio virtual tem o tema “Cotidiano”, com visitas ao Museu Nacional de Amsterdã (Holanda), e ao Smithsonian Museum de Washington (EUA). O calendário e os temas das sessões abertas estão sujeitos a alteração.

 

Passeio pelo mundo da arte

 

O projeto Museus Virtuais é conduzido por um arte-educador que comenta as obras, as curiosidades sobre os artistas e as técnicas utilizadas nas pinturas e esculturas em apreciação. A visita é feita a partir de sete temas previamente definidos, utilizando a ferramenta Google Art Project.  A tecnologia possibilita a visualização em 360 graus de imagens nos principais museus do mundo em um ambiente imersivo, que dispensa o deslocamento das pessoas até esses lugares.

 

Com imagens reproduzidas em um sistema multitela, o público tem a sensação de percorrer corredores de museus e galerias de arte dos cinco continentes. Em cada sessão, com duração média de uma hora, o visitante tem a oportunidade de apreciar pinturas e esculturas representativas da arte clássica, moderna, contemporânea, renascença e arte brasileira. Nas visitas, a história da arte é apresentada por meio de obras de diferentes estilos difundidos pelas principais escolas artísticas do mundo como o futurismo, abstracionismo, surrealismo, dadaísmo e expressionismo, entre outros.

 

Conforme a temática, o passeio virtual inclui espaços como o Instituto de Artes de Chicago (EUA); a Galeria Nacional de Arte Moderna, em Roma (Itália); o Museu Nacional de Amsterdã (Holanda); a Galeria Uffizzi, em Florença (Itália); a National Gallery de Londres (Inglaterra); o Gemäldegalerie, em Berlim (Alemanha); ou ainda os jardins do Instituto Inhotim de Minas Gerais (Brasil), entre outros locais.

 

No passeio, os visitantes podem conhecer curiosidades sobre alguns artistas e apreciar obras de gênios criativos como Picasso, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Matisse, Salvador Dalí e Juan Miró. Também podem se surpreender com obras de arte assinadas por Rembrandt, Tiziano, Caravagio, Renoir, ou ainda apreciar trabalhos de Adriana Varejão, Tunga, Hélio Oiticica e Tarsila do Amaral, entre outros artistas. Em um segundo momento é possível também conhecer a arte de rua em grandes centros urbanos como Bogotá, Londres e Roma.

          

Serviço:

 

O quê: Projeto Museus Virtuais

Quando: quarta-feira (12) – 20 horas

Onde: Cinema do CIC / Centro Integrado de Cultura

           Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600

           Agronômica – Florianópolis/ SC

Quanto: gratuito

Informações: www.institutomaratonacultural.com

Agendamento: (48) 3204-9226

                       Francine Goudel / francine@maratonacultural.com  

 

 

Agenda de Visitação Pública / Agosto a Dezembro - 2015

*mediante inscrição no site do projeto / vagas limitadas

 

 

  • 12 de agosto (quarta-feira) – 20 horas

 

           Tema: Onde Vivem as Musas

 

 

  • 15 de agosto (sábado) – às 17 horas

 

           Tema: Cotidiano

 

 

  • 29 de agosto (sábado) – às 17 horas

 

          Tema: A Arte Brasileira

 

 

  • 12 de setembro (sábado) – às 17 horas

 

          Tema: A Renascença Italiana e a Capela Sistina

 

 

  • 19/09 (sábado) – às 17 horas

 

          Tema: Arte Moderna em Exposição

 

 

  • 23 de setembro (quarta-feira) – às 20 horas

 

          Tema: Arte Contemporânea – Espaço Aberto

 

 

  • 10 de outubro (sábado) – às 17 horas

 

          Tema: A Arte Clássica

 

 

  • 14 de outubro (quarta-feira) – às 20 horas

 

          Tema: Onde Vivem as Musas

 

 

  • 31 de outubro (sábado) – às 17 horas

 

          Tema: Cotidiano

 

 

  • 4 de novembro (quarta-feira) – às 20 horas

 

           Tema: A Arte Brasileira

 

 

  • 14 de novembro (sábado) – às 17 horas

 

           Tema: A Renascença Italiana e a Capela Sistina

 

 

  • 28 de novembro (sábado) – às 17 horas

 

          Tema: Arte Moderna em Exposição

 

 

  • 12 de dezembro (sábado) – às 17 horas

 

          Tema: Arte Contemporânea – Espaço Aberto

 

IMPORTANTE


*Datas e horários estão sujeitos a alteração

*As inscrições para as sessões públicas abrem sete dias antes de cada atividade

* O agendamento pode ser feito no sítio do Instituto Maratona Cultural

   (www.institutomaratonacultural.com)




galeria de imagens