Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

28/09/2015 - Cultura
Definidos os festeiros do Ciclo do Divino 2016
Lista dos organizadores foi anunciada no encerramento do Ciclo do Divino 2015, em Canasvieiras, durante a festa da comunidade

foto/divulgação: Dieve Oehme

Corte Imperial de 2015 fez último desfile no domingo (27), em Canasvieiras

A chuva que caiu no final de semana encurtou o trajeto dos cortejos imperiais previstos na programação da Festa do Divino de Canasvieiras, mas não tirou o brilho do evento que encerrou o Ciclo do Divino 2015, no domingo (27). Com o salão da Igreja São Francisco de Paula lotado, moradores de diversas comunidades da Capital participaram das atividades culturais e religiosas, com destaque para a coroação da nova corte imperial e apresentação dos casais festeiros de 2016.

O evento contou com a presença dos secretários municipais, Pedro Meyknecht de Almeida (Cultura – em exercício) e Domingos Zancanaro (Habitação e Saneamento Ambiental).

 

A programação de encerramento incluiu apresentação da Banda de Amor à Arte, almoço festivo, bingo, intervenção artística do manezinho Odilho, missa e o tradicional Café da Partilha com presença dos festeiros de 2015 e 2016.  “Eu senti que a comunidade se uniu muito nesses dias e isso é uma prova de que o Divino Espírito Santo vem para juntar todo mundo. A gente tem o cansaço físico, mas por dentro nossa alma está renovada”, disse a festeira Brígida Maria Salvi, que junto com o marido, Valter, organizou a festa em Canasvieiras.  

 

No próximo ano, as Festas do Divino Espírito Santo estão programadas para ocorrer em 14 bairros. Com exceção do Centro, os casais festeiros do novo ciclo de devoção ao Espírito Santo foram anunciados ao final da missa, coordenada pelo padre Francisco Rholing. Agora, cada comunidade vai definir a data da sua festa, organizar equipes de apoio e angariar donativos para viabilizar as celebrações.

 

Tradição veio dos Açores

 

A Festa do Divino é registrada como patrimônio histórico, artístico e cultural catarinense pela Lei Estadual nº 15.731/2012.  Na Capital, os festejos ocorrem de maio a setembro, abrangendo os bairros do Estreito, Centro, Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Trindade, Rio Tavares, Prainha, Monte Verde, Ribeirão da Ilha, Pântano do Sul, Campeche, Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras. Além de Florianópolis, dezenas de municípios do litoral de Santa Catarina preservam essa tradição, introduzida pelos açorianos que chegaram ao Estado no século 18.

 

Em atenção à Lei Municipal nº 8010/2009, que instituiu o Dia de Abertura das Festividades do Divino Espírito Santo em Florianópolis, a Fundação Franklin Cascaes criou em 2010 o Ciclo do Divino para promover a divulgação coletiva do calendário festivo das comunidades, da abertura ao encerramento.

 

Comemorada a partir das celebrações de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), as festas em devoção ao Espírito Santo mesclam celebrações religiosas, profanas e folclóricas. Envolvem a realização de folias e cantorias; promessas e oferta de pãezinhos; bailes e folguedos populares; novenas e peditórios; além da procissão da corte imperial e coroação do Imperador, entre outros elementos. O evento celebra a união, a partilha, a solidariedade e a igualdade entre as pessoas.

 

CASAIS FESTEIROS DE 2016

 

Estreito

Luís Fernando Pereira e Maria Júlia Pereira

 

Lagoa da Conceição

Sidnei Olímpio da Silveira e Francisca Bertolina Caetano

 

Ribeirão da Ilha

Marciano Romeu Dutra e Débora Cristina Dutra

 

Trindade

Paulo Dalzotto e Sandra Regina Clemente Dalzotto

 

Rio Tavares

Flávio Machado e Bruna Vilpert

 

Prainha

Nivaldo Sebastião dos Santos e Maria Goretti dos Santos

 

Monte Verde

Luiz César Barcelos e Andréa Napoleão Barcelos

 

Pântano do Sul

Claudionor de Oliveira e Maria dos Passos Mariano

 

Campeche

Onofre Lucio Pires e Valdecia da Silva Pires

 

Barra da Lagoa

João José de Souza e Maria Natal de Souza

 

Santo Antônio de Lisboa

Ademir Peixoto e Maria Marciano Peixoto

 

Rio Vermelho

Paulo Sérgio Duarte e Ana Paula dos Santos

 

Canasvieiras

Osvaldo José da Silva e Rosânia Andrade da Silva


galeria de imagens