Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

25/11/2015 - Cultura
Livro registra memórias de moradores da Capital
Viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, publicação relembra costumes do século 20 na cidade

foto/divulgação: Acervo / Danísio Silva

Imagem da Avenida Mauro Ramos

As transformações urbanas de Florianópolis e a consequente mudança de hábitos e costumes da população nativa são temas do mais novo trabalho do fotógrafo Danísio Silva e do jornalista Paulo Clóvis Schmitz. Nesta quinta-feira (26), a dupla lança o livro “Florianópolis em Preto e Branco”, com depoimentos de moradores locais a partir da observação de fotografias antigas, registradas em diferentes períodos do século 20. O lançamento ocorre às 19h30, no Centro Integrado de Cultura (CIC), na Agronômica.

 

Viabilizado pela Secretaria de Cultura da Capital e pela Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o livro conta com o apoio cultural da Unimed Grande Florianópolis. A publicação será distribuída gratuitamente a escolas, bibliotecas e instituições culturais do município.

 

Entre os entrevistados estão os professores Ney Viegas e João Batista Soares, o publicitário George Peixoto, conhecido como Picolé, o artista plástico Átila Ramos e Francisco Pinheiro, que foi carregador de compras, sapateiro, vendedor do jornal “O Estado” e ordenança do ex-governador Nereu Ramos.

 

O livro também traz o depoimento do bancário aposentado Sérgio Goulart, que testemunhou a transformação de costumes típicos da cidade onde nasceu. “Nas residências, as trancas e cadeados quase nem eram usados e gêneros de primeira necessidade como o pão e o leite eram entregues na porta das casas por padeiros que iam de um bairro a outro em carrocinhas puxadas a cavalo”, recorda.

 

Os entrevistados falam ainda de acontecimentos e situações vividas na Capital, mas que muitos moradores nos dias atuais sequer imaginam ter ocorrido na antiga rotina local. Citam os seriados e faroestes exibidos nos principais cinemas de rua da época (Ritz, Roxy, Imperial, Coral, Glória e São José), o porto da cidade, e a ilha do Carvão, que desapareceu após a construção do aterro da baía sul.

 

E lembram também os velhos carnavais; a verdadeira maratona que era ir para as praias no norte da Ilha; os primeiros edifícios públicos; as famílias e comércios tradicionais; antigos bares e sorveteria; regatas com os clubes de remo; bailes e matinês, além de episódios que marcaram a história da cidade quando ela ainda era pequena e acanhada.

 

Serviço:

 

O quê: Lançamento do Livro “Florianópolis em Preto e Branco”

           (Danísio Silva e Paulo Clóvis Schmitz)

Quando: quinta-feira (26/11) – 19h30

Onde: Hall do centro Integrado de Cultura (CIC)

          Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600 – Agronômica

Quanto: gratuito


galeria de imagens