Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

10/12/2015 - Cultura
Livro sobre autismo une humor e informação
Publicação em formato de história em quadrinhos foi viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura

foto/divulgação: Rodrigo Tramonte

Humor Azul é o primeiro livro do cartunista Rodrigo Tramonte

O cartunista e caricaturista Rodrigo Tramonte, 35, foi diagnosticado há cinco anos com Síndrome de Asperger, um tipo de autismo de grau leve. Diante da descoberta, decidiu utilizar suas habilidades para conscientizar as pessoas em relação ao tema, mostrando de forma leve e lúdica o comportamento dos autistas e o modo especial como eles enxergam o mundo. O resultado do trabalho é o livro “Humor Azul – O Lado Engraçado do Autismo”, que será lançado nesta quinta-feira (10), às 19h30, no Centro Integrado de Cultura.

 

Patrocinada pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, a obra utiliza a linguagem universal dos quadrinhos de humor para contar histórias envolvendo o personagem Zé Azul,  um autista de 30 anos que vive com a mãe e é anti-social. A publicação foi viabilizada pelo projeto Artistas Autistas, desenvolvido pela Ong Projeto Autonomia.

 

No livro, o autor adota o estilo de HQ clássicos como Mafalda e Calvin para abordar situações que o autista vive no cotidiano – algumas inspiradas em experiências próprias – e mostrar como traços do autismo interferem em gestos e palavras. As tiras desenhadas por Ricardo Tramonte abordam de forma leve e bem-humorada algumas características autistas como a visão objetiva das coisas; a dificuldade de adequar o discurso conforme o contexto da situação; a hipersensibilidade dos sentidos; a fixação em temas específicos; e a busca pelo isolamento.

 

Lançamento nacional

 

Durante o evento de lançamento, no CIC, o livro será distribuído gratuitamente ao público. Haverá ainda um pocket show do músico Milton Almeida, também autista. A obra será lançada também no Rio de Janeiro e em mais quatro cidades do Brasil e, em breve, terá uma edição publicada na linguagem de libras, além de já ter propostas para tradução em outros idiomas.  

 

Nascido em Florianópolis, Rodrigo Cardoso é formado em Artes Plásticas pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, com pós-graduação em multimídia pelo Cesusc (Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina). Após sete anos trabalhando em agências e empresas do mercado formal, decidiu seguir na carreira de cartunista e caricaturista fre-lancer. “Humor Azul” é o primeiro livro do artista, que é militante pró-autismo.

 

Serviço:

 

O quê: Lançamento do Livro “Humor Azul – O Lado Engraçado do Autismo”

Quando: quinta-feira (10) – 19h30

Onde: Centro Integrado de Cultura / CIC

           Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600

           Agronômica – Florianópolis/ SC

Quanto: gratuito


galeria de imagens