Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

11/01/2016 - Cultura
Galeria Vecchietti recebe propostas para exposições
Interessados em realizar exposições temporárias de arte contemporânea podem enviar propostas até 25 de janeiro

foto/divulgação: Dieve Oehme

Obra de Jociele Lampert, do grupo Estúdio de Pintura Apotheke

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes está com edital aberto para ocupação da Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti em 2016. Pessoas que atuam na cena das artes visuais interessadas em promover exposições temporárias no espaço têm até o dia 25 de janeiro para enviar propostas. O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico da Fundação (NESTE LINK).

 

Podem participar do processo de seleção artistas, coletivos ou curadores maiores de 18 anos, brasileiros ou estrangeiros em situação legal no país. O edital é aberto a propostas de todo território nacional, entretanto os artistas residentes em Florianópolis devem estar cadastrados no IDCult Floripa / Sistema Municipal de Indicadores e Informações Culturais (www.cultura.sc/floripa). Serão selecionados cinco projetos artísticos para mostras individuais ou coletivas.

 

A seletiva tem como objetivo compor um calendário de exposições anual para a galeria, focado na arte contemporânea, atendendo às metas do programa de difusão das artes visuais. Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, a iniciativa visa a dinamizar e qualificar espaços expositivos em Florianópolis, além de proporcionar ao público acesso a essa produção e suas diferentes linguagens.

 

Desde que o programa municipal foi iniciado, há três anos, houve um incremento de quase 100% na frequência de público na Galeria de Arte Pedro Paulo Vecchietti. O número de visitas ao espaço saltou de 1.084 em 2013 para 1.877 em 2015, conforme registros do livro de presença.  Neste período, a galeria recebeu 23 exposições de arte contemporânea, sediou cinco oficinas artísticas e promoveu 42 ações educativas com escolas, universidades e grupos sociais, atendendo 4.937 visitantes.  

 

 

Laboratório criativo

 

 

Atualmente, a Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti apresenta a exposição Vorkurs, que reúne obras de 25 artistas que trabalham com diferentes técnicas. Com curadoria de Jociele Lampert de Oliveira, idealizadora do Estúdio de Pintura Apotheke, a mostra pode ser visitada gratuitamente até 22 de janeiro de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, e aos sábados, das 12 às 17 horas. 

 

A exposição Vorkurs abrange trabalhos de pintura, encáustica, colagem, cianotipia, antotipia, desenho e escultura. O nome da mostra é inspirado no curso ministrado pela Bauhaus – uma das principais escolas de vanguarda em design, artes e arquitetura do mundo. Realizado à margem do currículo, o curso configurava-se como um laboratório experimental permanente onde eram feitos estudos e oficinas de iniciação de arte e design. 

 

Compreendendo a arte como uma experiência criativa, o Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke desenvolve pesquisas a partir de técnicas de pintura. A iniciativa integra um programa de extensão  da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) e conta com um grupo de estudos com 25 artistas, que se encontram periodicamente em ações que envolvem a temática da pintura.

 

O grupo organiza oficinas, mini-cursos, palestras, aulas abertas e residências artísticas para estudantes de graduação e pós-graduação na área de artes visuais. Essas experiências propiciam um espaço para estudo de técnicas da linguagem pictórica em um contexto contemporâneo, além de proporcionar o compartilhamento de práticas que envolvem a investigação artística, o ensino e a troca de saberes entre os participantes.

 

Serviço:

 

O quê: Edital para Exposições Temporárias (Edital 010/2015)

          Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti

Quando: inscrições até 25 de janeiro

             De segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas          

Envio de propostas: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti

          Praça XV de Novembro nº 180 / esquina com Rua Tiradentes – Centro

            (48) 3333-9743

Informações: NESTE LINK

Quanto: gratuito

 

O quê: Exposição Coletiva Vorkus / Estúdio de Pintura Apotheke

Quando: Visitação até 22 de janeiro

           De segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas  e sábado, das 12 às 17 horas

Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti

          Praça XV de Novembro nº 180 / esquina com Rua Tiradentes – Centro

            (48) 3333-9743

Quanto: gratuito

Informações: www.apothekeestudiodepintura.com


galeria de imagens