Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

03/03/2016 - Cultura
Casa da Memória digitaliza seu acervo fonográfico
Os trabalhos de triagem do acervo começam nesta segunda-feira

foto/divulgação: Cleuse Soares

vistoria em acervo histórico da Casa da Memória

Um acervo de 1.200 fitas de rolo ¼ polegadas, com conteúdos fonográficos raros, contendo radiodramaturgia das décadas de 40, 50, 60 e 70, todos relacionados à história do município, serão digitalizados.


“Memória Digital” foi o projeto apresentado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes/Diretoria de Patrimônio que conquistou o primeiro lugar no prêmio Elizabete Anderle de Cultura 2014 e que possibilitou a realização desse trabalho. 

 

Em uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira(3) com o secretário  municipal de Cultura Pedro Meyknecht de Almeida, a  equipe da diretoria de patrimônio e  Casa da Memória  e a empresa vencedora da licitação Triscele Web e Museologia, ficou definido para a próxima segunda (7) o inicio da avaliação técnica do acervo.

 

Segundo o museólogo Jonei Bauer, coordenador da equipe de trabalho, inicialmente será feita uma triagem para avaliar e diagnosticar a situação de conservação do acervo. “Teremos que ver todo o material, pois tratam-se de fitas de marcas e tamanhos diferentes e, sendo assim, o material utilizado para limpeza e higienização do acervo tem que ser compatível, por isso será necessário esse levantamento”, explicou. 

 

A Casa da Memória possui acervo de 40 mil exemplares,  entre fotos, livros, fitas e outros. Esse acervo que será digitalizado faz parte de doação feita pela família do poeta Zininho. Para o secretário de Cultura, é necessário garantir a conservação da história.


“Hoje, por mais cuidados que tenhamos com o acervo, não podemos pôr em risco a durabilidade e a integridade física desse material”, disse. Após a digitalização, o material será incluído no acervo digital e ficará à disposição dos consulentes no setor de pesquisa.


galeria de imagens