Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

30/03/2016 - Cultura
Mural da Cultura tem novas exposições
Obras dos artistas Silvio Pléticos e Fê Luz podem ser apreciadas na ala norte do Mercado Público

foto/divulgação: Dieve Oehme

Conjunto de obras de Silvio Pléticos

Aos 92 anos, Silvio Pléticos transporta para as telas referências de diferentes movimentos estéticos que deram uma personalidade própria à sua arte. Algumas obras do artista são apresentadas no Mural da Cultura, juntamente com o trabalho de Fê Luz, que revela um olhar sobre a arte contemporânea. As duas exposições podem ser apreciadas, gratuitamente, na ala norte do Mercado Público, até o dia 7 de maio.

 

O Mural da Cultura, iniciado em agosto de 2015, integra o programa de difusão artística da Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa visa à criação de novos espaços de divulgação das artes, proporcionando ao público diferentes formas de apreciação estética e valorização da produção local. As obras são expostas em painéis, que apresentam periodicamente o trabalho de artistas da cidade, promovendo um diálogo entre diferentes linguagens, do tradicional ao contemporâneo.

 

Além de trazer informações sobre a exposição, o espaço divulga o contato dos artistas para interessados em conhecer outros trabalhos. A mostra pode ser visitada na ala norte do Mercado Público, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas; e aos sábados, das 9 às 14 horas.

 

Para participar do Mural da Cultura, os artistas devem estar cadastrados no IDCult Floripa – Sistema Municipal de Indicadores e Informações Culturais. Interessados podem obter mais informações sobre o projeto junto à Diretoria de Artes da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, pelo e-mail artesvisuais.ffc@gmail.com ou pelo telefone 3324-1415, ramal 220.

 

Arte em destaque

 

Considerado um dos nomes de vanguarda das artes plásticas em Santa Catarina, Silvio Pléticos apresenta ao público as obras Formas, Fazana, Paisagem e Paisagem 3. Nascido na região da Croácia, Pléticos é reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho, tendo recebido vários prêmios e honrarias. Participou de diversas mostras coletivas e individuais, palestras e cursos. É membro da Academia de Letras e Artes de Florianópolise e, aos 92 anos de idade, continua com suas atividades de ensino e também atuante nas artes plásticas.

 

Fê Luz apresenta no Mural da Cultura a obra “Escape - Projeto Território Poético”, resultado de intervenção urbana realizada em Florianópolis, em 2014. Fê é bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC - 2002. Trabalha com poesia (texto, imagem, som e objeto); videoarte; intervenção urbana; desenho e múltiplos. Propõe diferentes suportes e investigações nas práticas que desenvolve, suscitando o diálogo entre o sujeito e o tempo. 

 

Serviço:

 

O quê: Mural da Cultura / Obras de Silvio Pléticos e Fê Luz

Onde: Mural da Cultura

           Ala Norte do Mercado Público – Centro

Quando: exposição até 7 de maio

               Segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas

               Sábados, das 8 às 14 horas

Quanto: gratuito


galeria de imagens