Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

12/04/2016 - Cultura
Edital seleciona projetos para a Galeria Vecchietti
Entre 31 projetos inscritos, comissão selecionou cinco para compor calendário de exposições da Galeria Pedro Paulo Vecchietti

foto/divulgação: Dieve Oehme

Comissão analisou propostas artísticas para a Galeria Vecchietti

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes definiu as exposições temporárias que serão realizadas na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti até o final deste ano. O processo de escolha foi realizado por meio de edital de ocupação, que recebeu inscrição de 31 propostas de arte contemporânea. A lista com os cinco projetos selecionados, e respectivos suplentes, está disponível no sítio eletrônico da instituição.

 

A seleção dos projetos artísticos levou em conta critérios como contemporaneidade, qualidade na criação estética, adequação entre conceito e linguagem, relevância da proposta no panorama da produção artística contemporânea e viabilidade. A comissão consultiva foi formada por Fernando Boppré, Carlos Franzoi e Sônia Moro, técnica da Fundação Franklin Cascaes.

 

Foram selecionados os projetos Antirretratos (Diego de Los Campos); Cavalo (Giba Duarte); Longe. Estado Indefinido (Daniela Martorano Vieira); O Jardim Colaborativo de Fritz Müller (Yara Guasque); e Lugar Abandono (Marco Martins). Na suplência, por ordem de seleção, classificaram-se os projetos Mulliere (Rosana Tagliarini Bortolin); Cálculos Afetivos (Wellington Willian dos Santos); Armazém (Juliana Cristina Pereira); Pósgênese (Ilca Marlene Barcellos de Souza); e O Ponto (Gabriéla Bresola).

 

Aberto a artistas, coletivos e curadores maiores de 18 anos, brasileiros ou estrangeiros em situação legal no país, o processo de seleção atendeu às metas do programa de difusão das artes visuais desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa visa a compor um calendário de exposições anual para a Galeria Municipal de Arte, assim como dinamizar e qualificar espaços expositivos em Florianópolis, proporcionando ao público o acesso a essa produção e suas diferentes linguagens e técnicas.

 

Desde que o programa municipal foi iniciado, em 2013, houve um incremento de quase 100% na frequência de público na Galeria de Arte Pedro Paulo Vecchietti. O número de visitas ao espaço saltou de 1.102 em 2012 para 1.858 em 2015, conforme registros do livro de presença.  Neste período, a galeria recebeu 23 exposições de arte contemporânea, sediou cinco oficinas artísticas e 42 ações educativas com escolas, grupos sociais e universidades, atendendo 4.828 visitantes.


galeria de imagens