Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

09/05/2016 - Cultura
Comunidades anunciam início das Festas do Divino
Comitivas e cortejos imperiais de 14 comunidades de Florianópolis e de municípios vizinhos desfilaram pelas ruas do Cento Histórico

foto/divulgação: Dieve Oehme

Desfile de cortejos imperiais marcou abertura do Ciclo do Divino na Capital

Introduzida em Florianópolis pelos imigrantes açorianos, as celebrações em devoção ao Espírito Santo já estão mobilizando moradores da cidade em bairros que preservam essa tradição de mais de dois séculos.  A abertura do calendário festivo aconteceu neste sábado (7), com um desfile de comitivas e cortejos imperiais pelas ruas do Centro Histórico e encontro das bandeiras de comunidades que realizam as Festas do Divino.

 

Após o hasteamento da bandeira do Espírito Santo, na sede da Casa da Memória, e da bênção de pãezinhos em cerimônia especial na Catedral, os participantes seguiram em desfile pelas ruas centrais da cidade, divulgando o calendário festivo. “A maior herança cultural que os açorianos deixaram foi o culto ao Espírito Santo, que aqui tem o nome de Festa do Divino”, explicou o historiador Joi Cletison Alves, do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina (NEA/UFSC).

 

Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes, a programação marcou o início do Ciclo do Divino, que ocorre de maio a setembro. Além dos 14 bairros de Florianópolis que realizam a festa em 2016, o evento contou com a participação de representações dos municípios de Santo Amaro da Imperatriz e Governador Celso Ramos, devotos e autoridades municipais. “Sem as comunidades e os festeiros isso não seria possível. São eles que mantêm viva essa tradição”, ressaltou o Secretário Municipal de Cultura, Pedro Almeida.

 

Em 2016, as primeiras Festas do Divino acontecem nas comunidades do Centro, Lagoa da Conceição, Trindade e Ribeirão da Ilha, no mês de maio. Na sequência ocorrem as festividades nos bairros Prainha, Rio Tavares e Monte Verde (junho); Pântano do Sul e Campeche (julho); Barra da Lagoa (agosto); e Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras (setembro).

 

Patrimônio cultural catarinense

 

Junto com Florianópolis, mais de 50 municípios do litoral catarinense também realizam festejos em devoção ao Divino Espírito Santo, preservando a herança cultural deixada pelos açorianos que chegaram ao estado no século 18. Por conta disso, a tradição das Festas do Divino é registrada como patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina pela Lei Estadual nº 15.731/2012. 

 

Em 2009, a capital catarinense passou a contar com a Lei Municipal nº 8010, que instituiu o Dia de Abertura das Festividades do Divino Espírito Santo na Capital. Em atenção à norma e às práticas culturais de grande parte da população, a Fundação Franklin Cascaes passou a divulgar o calendário festivo de forma coletiva a partir de 2010. A iniciativa tem como objetivo valorizar e fortalecer essa manifestação cultural, que marca a identidade açoriana no Brasil.

 

FESTAS DO DIVINO / FLORIANÓPOLIS

 

Centro - 12 a 15 de maio

Lagoa da Conceição - 12 a 15 de maio

Trindade - 13 a 22 de maio

Ribeirão da Ilha - 14 e 15 de maio

Prainha - 4 e 5 de junho

Monte Verde - 10 a 12 de junho

Rio Tavares - 5 a 7 de junho

Estreito - 17 a 19 de junho

Pântano do Sul - 2 e 3 de julho

Campeche - 16 e 17 de julho

Barra da Lagoa - 26 a 28 de agosto

Santo Antônio de Lisboa - 9 a 11 de setembro

Rio Vermelho - 9 a 11 de setembro

Canasvieiras - 23 a 25 de setembro 

 

FESTAS DO DIVINO / OUTROS MUNICÍPIOS

 

Santo Amaro da Imperatriz – 13 a 16 de maio

Palhoça – 21 e 23 de maio

Governador Celso Ramos – 15 a 18 de Julho