Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

08/07/2016 - Cultura
Exposição fotográfica divulga tradição açoriana
A fé e devoção ao Espírito Santo é retratada pelo fotógrafo Joi Cletison, a partir das Festas do Divino em Santa Catarina

foto/divulgação: Joi Cletison

Desfile de cortejos imperiais é uma tradição

As Festas do Divino que acontecem no litoral catarinense inspiram a exposição fotográfica “O Culto do Espírito Santo no Brasil Meridional”, de autoria do fotógrafo e historiador Joi Cletison Alves. Mesclando aspectos do sagrado e do profano que integram essa manifestação popular, a mostra será aberta no dia 11 de julho, na Casa da Memória, no Centro, e ficará disponível à visitação pública até dia 31 de agosto, com entrada franca.

 

Composta por 18 imagens no tamanho 50x70cm, a exposição retrata a devoção de comunidades do litoral de Santa Catarina ao Espírito Santo, herança que foi deixada pelos imigrantes açorianos que chegaram ao Estado no século 18. Entre as imagens expostas destacam-se cortejos imperiais, cerimônia da coroação do imperador, peditórios e novenas.

 

A mostra fotográfica foi apresentada em Porto Alegre durante o 2º Congresso Internacional das Festas do Divino Espírito Santo. Também foi exposta em 2006 no Palácio dos Capitães Generais na cidade de Angra do Heroísmo nos Açores, em Portugal. Atualmente, uma coleção idêntica está itinerando pelas ilhas do Arquipélago dos Açores, Canadá e nos EUA, onde há colônias muito expressivas de açorianos.

 

O catarinense Joi Cletison Alves é historiador e especialista em História de Santa Catarina. Atualmente exerce a função de Diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi diretor do Departamento Artístico Cultural da UFSC, onde implantou a Galeria de Arte da universidade, e também dirigiu várias Instituições culturais no Estado. Há mais de 30 anos atua na fotografia, tendo realizado dezenas de exposições individuais no Brasil e em outros países.

 

Serviço:

 

O quê: Exposição “O Culto do Espírito Santo no Brasil Meridional”

 

Quando: 11 de julho (segunda-feira) – abertura às 13 horas

               Visitação até 31 de agosto, de segunda a sexta, das 13 às 19 horas

 

Onde: Casa da Memória de Florianópolis / Fundação Franklin Cascaes

            Rua Padre Miguelinho nº 58, Centro – Florianópolis

 

Informações: (48) 3333-1322 /  (48) 3322-0461

Promoção: Fundação Franklin Cascaes

                  Secretaria de Cultura da UFSC

 

Apoio Cultural: Governo Autônomo dos Açores

 

Realização: Casa da Memória/FCFFC/Diretoria de Patrimônio

                      Núcleo de Estudos Açorianos/UFSC  


galeria de imagens