Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

24/05/2017 - Cultura
Aquarelas das belezas de Florianópolis serão transformadas em livro

foto/divulgação: Divulgação

Aquarelas das belezas de Florianópolis serão transformadas em livro

Dia após dia moradores e turistas de Florianópolis não cansam de admirar as paisagens de Florianópolis. Por todos os cantos e recantos a Ilha da Magia faz jus ao seu apelido e encanta. São praias, mangues, dunas, lagoas, uma riqueza natural que faz desta uma cidade única e especial.

 

Mas as belezas de Florianópolis não estão apenas na natureza. O homem com sua história, cultura e talentos também contribui para tornar este lugar ainda mais mágico. Preservado nas tradições, costumes, festejos, em cada tempero da gastronomia, em cada linha da arquitetura, a Capital conserva um gigantesco patrimônio.

 

E estes tesouros naturais e culturais agora ficarão eternizados. Esta é a ideia da arquiteta e artista Gabriela Luft, natural de Florianópolis, que vem transformando em arte a história e a cultura da cidade.

 

O projeto criado pela artista, sob o título de “Floripa, sua Linda!” retrata aproximadamente 250 aquarelas dos pontos turísticos da cidade, como praias, igrejas, praças, fortalezas, casario e monumentos e será transformado em livro com previsão de lançamento para 23 de março de 2018 no aniversário de Florianópolis no próximo ano.

 

“O livro é uma homenagem para a nossa querida cidade, onde busco interpretar de acordo com minhas vivências e experiências a essência e a magia destes locais”, ressalta Gabriela.


A artista salienta que o projeto também é uma forma de resgatar o patrimônio histórico da cidade. “Somente quando comecei a explorar e a pintar o casario do centro da cidade é que me dei conta da grande quantidade de casas de importância histórica que passam despercebidas na correria do dia a dia.”

 

Serão produzidos três mil livros, sendo 500 deles com edição especial para deficientes visuais, através do incentivo da Lei Rouanet e da Lei Municipal de Cultura de Florianópolis. Todos podem ajudar doando 6% de seu imposto de renda e/ou 20% do IPTU e ISS que pagam em Florianópolis.

 

 Mais informações sobre o projeto na página do Facebook: Floripa, Sua linda.