Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

27/07/2017 - Cultura
Norte da Ilha tem pré-conferência de cultura nesta sexta-feira
Moradores do norte da Ilha discutem necessidades locais para aprimorar as políticas públicas de cultura para a região

foto/divulgação: Site Panoramio

Casarão e Engenho dos Andrade, em Sto Antonio de Lisboa sedia pré-conferência de cultura

Artistas e produtores culturais, entre outros representantes da sociedade civil, reúnem-se nesta sexta-feira (28), para discutir as necessidades da região norte da Ilha de Santa Catarina na área cultural. Essa é a penúltima pré-conferência do mês de julho para levantamento de demandas das comunidades e dos setores artísticos, visando ao aprimoramento das políticas públicas para a cultura em Florianópolis. O encontro acontece às 19 horas, no Casarão e Engenho dos Andrade.

 

Aberta à participação popular, as pré-conferências setoriais e regionais têm como objetivo discutir e elaborar propostas para serem apresentadas na 7ª Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis, que será realizada de 28 a 30 de setembro, no auditório do Senac/SC. O calendário de reuniões do mês de julho encerra na segunda-feira (31), às 19 horas, na Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, com o encontro regional das comunidades situadas no lado continental. Desde o mês de maio já foram realizados mais de 20 encontros setoriais e regionais em diversos bairros da cidade.

 

A Conferência Municipal de Cultura e as pré-conferências são promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, por meio da Fundação Franklin Cascaes. Contando com a parceria do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, a iniciativa busca criar espaços de discussão e proposição de políticas, ações e programas específicos para a área cultural, com ampla participação da sociedade civil e do poder público.

 

Cultura em debate

 

Entre outros temas, as pré-conferências colocam em pauta as necessidades do setor cultural, além de uma breve explanação sobre as metas do Plano Municipal de Cultura e a indicação de representantes para a eleição da próxima gestão do Conselho de Política Cultural para o biênio 2017-2019. A nominata com 15 conselheiros da sociedade civil será definida por votação direta na plenária final, em setembro, e outros 15 representantes serão indicados a critério do poder público.

 

Em 2017, a Conferência Municipal propõe o debate com enfoque no tema “Cultura como Vetor de Desenvolvimento Econômico e Social: Desafios do Sistema Municipal de Cultura de Florianópolis (SIMCUF)”. O objetivo dos organizadores é avançar na gestão cultural na capital catarinense e na execução das metas do Plano Municipal de Cultura, instituído pela Lei nº 9845/2015.

 

A programação está dividida em quatro eixos temáticos: Sistema de Financiamento Público da Cultura / Orçamentos Públicos, Fundos de Cultura e Incentivos Fiscais (eixo 1); Infraestrutura Cultural, Integração e Transversalidade (eixo 2); Democracia, Cidadania e Diversidade (eixo 3); e Política Cultural, Gestão e Capacitação (eixo 4). 

 

Serviço:

 

O quê: Pré-conferência Regional Norte

 

Quando: sexta-feira (28), às 19 horas

 

Onde: Casarão e Engenho dos Andrade

           Caminho dos Açores nº 1.180 – Santo Antônio de Lisboa

 

Quanto: gratuito

 

Informações: www.pmf.sc.gov.br/entidades/cmpcf

                      www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes