Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

29/08/2017 - Cultura
Ticen recebe mostra de fotografias "Diferentes Faces de Floripa"
Registros feitos na 23ª Maratona Fotográfica de Florianópolis ficam expostos no Terminal até 29 de setembro

foto/divulgação: Divulgação PMF

Ticen recebe mostra de fotografias

O Terminal de Integração do Centro (Ticen) a partir desta terça-feira, 29 de agosto, passa a refletir ainda mais todos os retratos da Capital de Santa Catarina. O local recebe 10 painéis com fotografias da 23ª Maratona Fotográfica de Florianópolis.

 

A mostra no Ticen intitulada As Diferentes Faces de Floripa, tema do concurso deste ano, segue até 29 de setembro, e apresenta 44 registros realizados entre os dias 01 e 02 de abril em diferentes locais, ângulos e olhares da cidade.

 

Aproximadamente 400 fotógrafos profissionais, estudantes e pessoas interessadas em fotografia participaram da Maratona e fizeram mais de mil cliques de Florianópolis. Do total de fotografias, 104 foram selecionadas e expostas no Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no Palácio Cruz e Sousa, até 16 de julho.

 

Quem não foi ao Museu conferir os retratos, agora pode admirar as fotografias no TICEN. Para a mostra no local foram escolhidas as 20 melhores fotografias, premiadas no concurso, e no mínimo dois registros feitos pelos vencedores na categoria conjunto.

 

 A Maratona

O concurso fotográfico de Florianópolis, criado em 1995, é um dos mais antigos do Brasil e tem inspirado diversas promoções do gênero pelo país. A iniciativa estimula e desenvolve o gosto pela fotografia, revelando diversos olhares sobre a cidade. O evento também contribui para incorporar imagens ao acervo iconográfico do Município.

 

Realizado anualmente durante os festejos do aniversário da cidade, o concurso fotográfico é promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, e da Fundação Franklin Cascaes. Com 30 horas de duração, a 23ª edição da Maratona Fotográfica movimentou a cidade nos dias 1 e 2 de abril com a participação de cerca de 400 fotógrafos, profissionais e amadores.

 

Os participantes concorrem nas modalidades analógica, digital categoria 1 e digital categoria 2. Além dos conjuntos na modalidade infantojuvenil, subdivididos nas faixas etárias 6 a 9 anos, 10 a 12 anos, 13 a 15 anos e 16 a 17 anos. Também são premiadas as 20 melhores fotografias, independente das modalidades.

 

Na seleção dos melhores registros individuais e de conjunto são consideradas a consonância com o tema e subtemas definidos, criatividade, originalidade, estética, e a qualidade informativa e fotográfica dos registros.

 

A análise das imagens da 23ª Maratona Fotográfica de Florianópolis coube à comissão composta pelos profissionais da área de fotografia Lio Simas, Virgínia Yunes e Leonardo Latrônico. Também integraram a equipe de avaliação Sandra Nunes e Eliane Espíndola, técnicas da Fundação Franklin Cascaes.

 

A 23ª Maratona Fotográfica contou com o apoio da Só Click Laboratório Fotográfico, Revelar Online, Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Engie, Alternativa Mídia.