Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

18/09/2017 - Cultura
Silvana Macêdo apresenta a performance Maculada

foto/divulgação: Duda Desrosiers

Silvana Macêdo apresenta a performance Maculada

Até o dia 29 de setembro, Entranhas e Mácula, duas séries de trabalhos de Silvana Macêdo, ocupam a Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e o Memorial Meyer Filho com pinturas e gravuras. Nesta terça, dia 19, às 18h30, ela reapresenta Maculada, uma performance que marcou a abertura das mostras no dia 5 de setembro.

 

A questão que move a artista e pesquisadora é a representação da natureza pela arte e pela ciência. O trabalho incorpora, segundo a artista, um “mobiliário lindíssimo”, emprestado pela Fundação Senhor dos Passos, parceira do projeto. Um leito hospitalar, uma pequena mesa, suporte para soro e vidros, além de outros objetos do acervo do Imperial Hospital de Caridade, servem como recursos cênicos da apresentação.

 

As mostras Entranhas e Mácula têm um traço intimista. De caráter autobiográfico, a representação do corpo aparece como pulsão de autoconsciência do sujeito. Num processo psicológico de transformação, o enfrentamento de uma doença, a artista converte vicissitudes em arte.

 

A curadoria de Juliana Crispe pede a atenção sobre um percurso artístico iniciado em 1990 e que se situa no desejo de aproximar arte, ciência e natureza. Ao longo de sua trajetória, Silvana Macêdo alinha pinturas, gravuras e videoinstalações à estética ambiental e a discussões feministas. 

 

Nascida em Goiânia em 1966, moradora da Ilha de Santa Catarina desde 2004, onde atua como professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ela pinta, grava e transita em multimeios, pesquisa telepresença, tecnologias novas e antigas para apresentar videoinstalações.

 

 Sobre a artista

Silvana Macêdo pesquisa o diálogo entre a arte contemporânea, ciência, natureza e tecnologia, o tema de seu doutorado (2003), na Northumbria University, Newcastle Upon Tyne, no Reino Unido. Aprofundou suas pesquisas sobre tecnologia de telepresença em seu trabalho de pós-doutorado sob orientação da Profa. Dra. Diana Domingues na Universidade de Caxias do Sul, em 2005.

 

Desde então desenvolve projetos artísticos que envolvem o uso de tecnologias novas e antigas, high e low tech, sobre a temática do meio ambiente. Mais recentemente pesquisa sobre maternalismos contemporâneos, com foco em debates feministas, abordagem usada no pós-doutorado iniciada na Glasgow School of Art, Escócia (2014), em andamento no Departamento de Artes Visuais (DAV/Ceart/Udesc). Professora efetiva do DAV desde 2006, professora do PPGAV, Udesc, atua nas áreas de pintura, multimeios, instalação multimídia e artes midiáticas.

 

Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes/Galeria de Arte Municipal Pedro Paulo Vecchietti, Memorial Meyer Filho, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes (Ceart), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Fundação Senhor dos Passos