Órgãos

Fundação Franklin Cascaes



  • Banner: Página do Facebook
  • Banner: Edital de Seleção de Projetos Culturais
  • Banner: Fundação Franklin Cascaes - 30 anos
14/11/2017 - Cultura
Prefeitura promove 1º Encontro de Fuxiqueiras

foto/divulgação: Divulgação PMF

Prefeitura promove Encontro de Fuxiqueiras

De boca em boca, fuxicar pode ser entendido como fofoca. Mas, de mão em mão, este verbo ganhou um novo sentido, virou arte. E para celebrar essa tradição histórica, no dia 16 de novembro  ocorre o 1º Encontro de Fuxiqueiras no Mercado Público das 10h às 15h.

 

O evento faz parte da programação do Mês da Consciência Negra que está sendo promovido pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes, entre outras entidades parceiras.

 

A arte de fazer flores com tecidos franzidos, popularmente conhecida como fuxico, teve sua origem nas senzalas. As escravas negras utilizavam sobras de pano das sinhás para costurar o fuxico e aproveitavam esse momento para fazer fofocas, por isso o nome. Ao passar do tempo, as pequenas trouxinhas de pano costurado foram ganhando espaço e viraram moda, colorindo tolhas de mesa, almofadas, bolsas, e o que a imaginação permitir.

 

Em Florianópolis o fuxico integra a história e a cultura da cidade e valorizar esta arte, fazendo com que a mesma ganhe novas artistas e passe de geração a geração é uma das intenções do encontro que busca ainda valorizar a cultura afro-brasileira.

 

Todas as fuxiqueiras estão convidadas a levar suas peças e fazer seus fuxicos nesse dia. A entrada é gratuita.

 




Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.