Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

21/11/2017 - Cultura
Convite ao Olhar retorna a Florianópolis para apresentação especial
Fundação Franklin Cascaes mobiliza crianças e jovens para assistir gratuitamente ao espetáculo.

foto/divulgação: Cristiano Prim

Convite ao Olhar retorna a Florianópolis para apresentação especial

Estudantes de escolas de Florianópolis são os convidados especiais desta quinta-feira, 23 de novembro, do espetáculo Convite ao Olhar, da Companhia de Dança Lápis de Seda. A apresentação busca, por meio da dança contemporânea, fazer uma reflexão sobre questões inclusivas, desconstruindo conceitos preconceituosos em relação à deficiência e mostrando que todos, sem distinção, são pessoas com limitações e capacidades e potenciais variados e únicos.

 

O espetáculo que ocorre no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), a partir das 15h, já passou por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.  Participou ainda do 10º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, apontado neste gênero como o mais importante do Sul do Estado.

 

Criada em 2014, a Lápis de Seda adota como pedagogia uma formação mista de jovens e adultos. Na faixa etária de 20 a 50 anos, o grupo de dez bailarinos é composto 60% por pessoas consideradas com deficiência intelectual e/ou motora. “A intenção é evitar rotulações e conceitos limitadores, como a de uma companhia de dança de bailarinos com deficiência. Lápis de Seda quer ser somente uma companhia de dança”, diz Ana Luiza Ciscato, coordenadora e diretora artística da Companhia.

 

A superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Roseli Pereira, aposta na sensibilização de alunos, grupos de idosos, associações e professores para que o olhar sobre o mundo e as pessoas não enxergue diferenças ou limitações. “Convite ao Olhar tem essa potência e vamos levar mais de 300 pessoas para assistir ao espetáculo”, ressalta.

 

A criação e circulação da peça Convite ao Olhar foram viabilizadas pelo incentivo do Ministério da Cultura, via Lei Roaunet, e patrocínio da empresa Cateno. Em Florianópolis, a apresentação conta com apoio da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes, da Fecoagro, Projeta Planejamento e Marketing e Governo do Estado de Santa Catarina.

 

Sinopse

 

Convite ao Olhar, montagem de 2014, da Cia. de Dança Lápis de Seda, parte de elementos do cotidiano dos bailarinos e de como cada indivíduo reage a diferentes situações, passa pela valorização da singularidade humana. Nas diferenças de cada um dos bailarinos está a potência da proposta. Leveza, bom-humor e fuga de ideias preconcebidas marcam o espetáculo.

 

Será que É de Éter

 

Além do espetáculo Convite ao Olhar, a Companhia de Dança Lápis de Seda lança também nesta semana, no dia 24 de novembro, a peça Será que É de Éter. A apresentação ocorre no Teatro Ademir Rosa, às 21h, e tem a complexidade de uma montagem com música ao vivo.

 

A coreografia aproxima música, dança contemporânea e o desejo de homenagear o consagrado compositor Chico Buarque de Holanda. As canções são interpretadas por Claudia Passos e banda. Sob a direção de Luiz Gustavo Zago, a intérprete e cinco instrumentistas se apresentam em meio aos conceitos “cênicos” da sound e light designer Hedra Rockenbach.

 

O elenco se compõe do diretor musical Luiz Gustavo Zago no piano, Iva Giracca no violino, Felipe Arthur Moritz com sax e flauta, Dudu Pimentel e Leandro Fortes no violão e Alexandre Damaria na percussão.

 

Equipe técnica

Espetáculo Convite ao Olhar

Direção geral e coreografia: Ana Luiza Ciscato

Direção musical, compositor e arranjador: Luiz Gustavo Zago

Assistente de direção artístico-musical e intérprete: Claudia Passos

Coordenação geral: Arte Movimenta

Produção executiva:  Neiva Ortega

Bailarinos: Ana Flavia Piovezana, Aroldo Gaspar, Deivid Velho, Fabiana Marques, Gabriel Figueira, João Paulo Marques,Maura Marques, Paulo Soares, Ramon Noro, Roberta Oliveira e Silvia Gevaerd (bailarina estagiária)

Técnico de som e luz: Juarez Mendonça Jr.

Figurino: Emmanuel Bohrer Júnior

Fotografia e vídeo: Cristiano Prim

Cenografia e projeto gráfico: Ramon Noro

Assessoria de imprensa: Néri Pedroso