Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

04/08/2013 - Cultura
Corredor das artes muda paisagem do Centro
Exposição com imagens premiadas na 19ª Maratona Fotográfica de Florianópolis, montada no prédio dos Correios, chamou a atenção do público que foi ao Centro Histórico neste sábado

foto/divulgação: Dieve Oehme

Encantada com a exposição, Nilzete da Rosa planeja vir mais vezes ao Centro

Com muita criatividade e um mínimo de investimento, o Centro Histórico de Florianópolis está voltando a ser um espaço de convivência para as famílias. Quem passou neste sábado, 3 de agosto, pela rua Victor Meirelles, no Corredor das Artes, deparou-se com apresentações de boi de mamão, música e teatro de bonecos, e com uma galeria de artes ao ar livre, improvisada no prédio dos Correios.

 

Encaixados nos vãos das janelas, ao longo da fachada externa do edifício, 14 banners divulgavam imagens premiadas na 19ª Maratona Fotográfica – Foto Grafia da Cidade, que foi realizada nas comemorações do aniversário de Florianópolis, em março. A novidade agradou ao público. “É a primeira vez que vejo isso. Passei aqui por acaso para visitar meu irmão que trabalha nos Correios. Agora virei mais vezes. Achei lindo demais”, comentou Nilzete Margarida da Rosa, moradora do bairro do Estreito.

 

Silvia Lenzi, funcionária aposentada do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, também parou para apreciar a exposição fotográfica durante passeio pelo Centro Histórico em companhia dos cachorros da família. “Quando passo por uma exposição como essa, mesmo sendo uma estudiosa da cidade, eu sempre descubro outros enfoques, novos olhares, novos ângulos e novas possibilidades”, comentou a arquiteta e urbanista. Segundo Silvia, a proposta de revitalizar a área central tem tudo para dar certo. “Existe inteligência suficiente e criatividade. Existe arte na cidade. Só tem que colocar isso à disposição das pessoas”, destacou.

 

De acordo com o secretário de Cultura, Luiz Moukarzel, o projeto Viva a Cidade está mostrando que é possível revitalizar o Centro Histórico com boas ideias e ações simples, que não demandam um grande volume de recursos, como a mostra fotográfica no Corredor das Artes. “Percebemos a reação das pessoas logo na montagem da exposição. Muita gente parou e ficou olhando”, explicou Moukarzel, garantindo que a galeria ao ar livre terá novas imagens no próximo sábado.

          

Corredor das Artes

 

O Corredor das Artes – Rua dos Artistas é um espaço destinado à divulgação da produção artística e cultural, nas ruas Victor Meirelles e Saldanha Marinho, que funciona integrado ao projeto Viva a Cidade. Atores, músicos, bailarinos, e outros interessados em se apresentar de forma individual ou coletiva no local podem comparecer aos sábados. Uma equipe da Secretaria de Cultura de Florianópolis vai orientar a ocupação ordenada do espaço público. Mais informações podem ser obtidas por e-mail, junto à Diretoria de Artes da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (artes.ffc@gmail.com) ou pelo telefone 3324-1415.

 

Realizado pela Prefeitura de Florianópolis, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o projeto Viva a Cidade envolve o funcionamento de feiras de artesanato, sebos, brechós, lojas de móveis usados, calçados, antiquários, bares e restaurantes, entre outros estabelecimentos, todos os sábados, das 9h às 16h. As atividades abrangem a praça Fernando Machado e as ruas Antônio Luz, Nunes Machado, João Pinto, Tiradentes, Victor Meirelles e Saldanha Marinho, além da travessa Ratcliff.

 

O projeto conta com a participação das secretarias municipais de Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Turismo, Saúde, Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP), Guarda Municipal e Vigilância Sanitária. Também apoiam as atividades os lojistas da região, além das Polícias Civil e Militar.


galeria de imagens