Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

06/12/2019 - Cultura
Livro Mariposa Negra destaca a cultura açoriana em SC
Histórias e lendas da ilha da magia relatadas na pesquisa do autor Daniel Laurindo Junior

foto/divulgação: divulgação

Mariposa Negra

Inspirado na história da nossa colonização Açoriana, o livro, Mariposa Negra, apresenta uma história de mistério, tendo como pano de fundo as características da cultura açoriana herdada desde a colonização de Florianópolis, tais como: vestes, crenças e costumes. A história se passa em meados do século XVIII e, através do personagem principal, vindo de uma das ilhas do Arquipélago dos Açores, tem-se uma trama baseada nas lendas de bruxas, benzedeiras e outros seres fantásticos de nossa ilha de Santa Catarina, antiga Desterro.
A ideia para o desenvolvimento do livro veio quando o autor, Daniel Laurindo Junior, pôde perceber que a cultura da grande Florianópolis tornava-se cada vez mais esquecida e sem foco ao longo dos anos. A obra, Mariposa negra, tem o intuito de oferecer um material de apoio que, com a sua divulgação, servirá para atrair um novo público a se encantar com as incríveis histórias iniciadas a partir da colonização da região.
O Autor
Daniel Laurindo Junior é um estreante autor Catarinense, apaixonado pelo gênero de horror e pelas histórias fantásticas que assombram a chamada “Ilha da Magia”. Nascido e criado na região continental de Florianópolis teve inspiração para a sua primeira obra literária nos contos relatados pela sua Vó, Dona Lídia e também sua mãe, Sueli.
Preocupado com a desvalorização da cultura da sua região, reuniu diversas informações e relatos para escrever seu primeiro livro - Mariposa Negra, que será publicado Através da Prefeitura Municipal de Florianópolis via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Franklin Cascaes.
O Livro
“Um lugar sem cultura, perde a sua essência, sua alma. Torna-se algo sem face e esquecido ao longo do tempo. Um lugar sem cultura é apenas um lugar, e nada mais.” (Daniel Laurindo Junior).
Lançamento

O que Livro Mariposa Negra 
Quando Dia 06/12/2019 (Sexta-feira)
Horário Das 18h às 21h 
Onde No espaço de circulação próximo a entrada da Diretoria de Arte e Cultura, na Fundação Catarinense de Cultura (CIC).


galeria de imagens