Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

21/03/2018 - Cultura
Maratona Fotográfica movimenta o fim de semana na Capital

foto/divulgação: Divulgação

Maratona Fotográfica movimenta o fim de semana na Capital

No sábado e domingo, 24 e 25 de março, Florianópolis vira o foco principal de centenas de lentes e flashes na 24ª Maratona Fotográfica. O evento que reúne fotógrafos profissionais e amadores nesta edição tem como tema “Cidade Plural: narrativas possíveis”.

 

Realizada há mais de duas décadas, a Maratona Fotográfica de Florianópolis, criada para celebrar o aniversário da cidade, consolida-se como um dos concursos mais antigos do Brasil, contribuindo para estimular o gosto pela fotografia e para enriquecer o acervo iconográfico do Município.

 

Durante a Maratona, fotógrafos amadores e profissionais registram imagens que retratam as belezas naturais, a arquitetura, as artes, a cultura, os modos de vida da população, enfim, o dia a dia de Florianópolis com todos os seus ângulos e contornos, vistos e eternizados pelas mais variadas lentes e diferentes olhares.

 

O concurso terá 30h de duração e deve movimentar a cidade com a participação de cerca de 500 fotógrafos. Para interessados haverá no dia do concurso, que tem lançamento no Instituto Estadual de Educação, vagas remanescentes.

 

O público de 6 a 17 anos pode se inscrever na modalidade infantojuventil, que é subdividida nas faixas etárias de 6 a 9 anos, 10 a 12 anos, 13 a 15 anos, e 16 a 17 anos. Para esta categoria será permitido o uso de máquina fotográfica, aparelho celular ou tablet para o registro das imagens.

 

Os participantes adultos devem se inscrever nas modalidades Analógica e Digital, sendo Digital Categoria 1 para quem utilizar câmeras com lentes intercambiáveis e Digital Categoria 2 para câmeras com lentes fixas.

 

A premiação do concurso será de mais de R$ 20 mil distribuída para aqueles que apresentarem as melhores fotografias com o tema específico deste ano.

 

No sábado, 24 de março, às 10h, no Instituto Estadual de Educação, ocorre ainda a palestra “Fotografia e a Arte do Encontro” com a doutora em Artes Visuais Virginia Yunes. Natural da Argentina, mas morando em Florianópolis desde a infância, Virginia ensinou fotografia em universidades e cursos livres e suas imagens já foram exibidas em diversas exposições coletivas e individuais. A entrada é gratuita.