Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

29/05/2017 - Cultura
Abertura da Exposição da 23ª Maratona Fotográfica ocorre nesta quinta

foto/divulgação: Hortência Brandão

Com o subtema (Des)construção esta é uma das imagens vencedoras de 2017

Na próxima quinta-feira, 1º de julho, às 19h30, ocorre a abertura da Exposição das imagens selecionadas na 23ª Maratona Fotográfica de Florianópolis e premiação dos 28 vencedores desta edição do concurso. Com o tema “Diferentes faces de Floripa”, a mostra fica aberta até 16 de julho no Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no Palácio Cruz e Sousa, localizado na Praça XV de Novembro, no Centro.

 

A exposição pode ser visitada gratuitamente de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábado, domingos e feriados, das 10h às 16h.  Estarão à mostra 104 imagens selecionadas entre mais de duas mil registradas em Florianópolis pelos participantes da Maratona.

 

A mostra foi organizada de acordo com a premiação dos conjuntos nas modalidades analógica, digital categoria 1 e digital categoria 2. Traz também os quatro conjuntos na modalidade infantojuvenil, subdivididos nas faixas etárias 6 a 9 anos, 10 a 12 anos, 13 a 15 anos e 16 a 17 anos, além das 20 melhores fotografias, independente das modalidades.

 

Em 2017, 28 fotógrafos profissionais e iniciantes que participaram nas modalidades analógica, digital e infantojuvenil vão dividir cerca de R$ 20 mil em prêmios. O concurso, realizado pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes, ocorreu nos dias 1 e 2 de abril. A lista dos vencedores está disponível no site da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes).

 

Na seleção das melhores fotografias individuais e de conjunto foram consideradas a consonância com o tema e subtemas definidos, além de critérios como criatividade, originalidade, estética, e a qualidade informativa e fotográfica dos registros. A análise das imagens coube à comissão composta pelos profissionais da área de fotografia Lio Simas, Virgínia Yunes e Leonardo Latrônico. Também integraram a equipe de avaliação Sandra Nunes e Eliane Espíndola, técnicas da Fundação Franklin Cascaes.

 

A 23ª Maratona Fotográfica contou com o apoio da Só Click Laboratório Fotográfico, Revelar Online, Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Engie, Alternativa Mídia.

 

Acervo iconográfico

 

O concurso fotográfico de Florianópolis, criado em 1995, é um dos mais antigos do Brasil e tem inspirado diversas promoções do gênero pelo país. A iniciativa estimula e desenvolve o gosto pela fotografia, revelando diversos olhares sobre a cidade. O evento também contribuiu para incorporar milhares de imagens ao acervo iconográfico do Município ao longo desse período.

 

Realizado anualmente durante os festejos do aniversário da cidade, o concurso fotográfico acontece em dois dias, com um prazo de 30 horas de duração. A 23ª edição da Maratona movimentou a cidade com a participação de aproximadamente 400 participantes entre fotógrafos profissionais, estudantes e pessoas interessadas em fotografia.