Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

11/08/2017 - Cultura
Projeto Museus Virtuais visita espaços de arte na França
Com patrocínio pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, projeto terá 22 sessões gratuitas para visita virtual a museus pelo mundo

foto/divulgação: CR2 Fotografias

Projeto leva participantes aos principais museus do mundo

Um passeio contemplativo por espaços de arte na França é o roteiro cultural deste final de semana oferecido pelo projeto Museus Virtuais em mais uma temporada no Centro Integrado de Cultura. Durante o tour virtual, os visitantes serão apresentados a coleções de arte dos séculos 19 e 20, guardadas nos museus do Louvre e D’Orsay, conhecido como a casa dos artistas impressionistas. A sessão gratuita acontece neste sábado (12), às 16h30, no Cinema do CIC, na Agronômica.

 

Durante a visita virtual, os participantes vão apreciar coleções de arte francesa, espanhola, grega e italiana, incluindo uma das mais famosas obras artísticas do mundo - a “Monalisa”, de Leonardo da Vinci. O tour pela França abrange ainda uma parada no Museu D’Orsay, onde podem ser vistas obras de artistas que revolucionaram as artes e a cultura nos séculos 19 e 20, entre eles, Monet, Manet, Renoir, Degas, Cezanne e Van Gogh. O tour cultural é realizado com utilização da plataforma Google Art Project e conduzido pelo arte-educador Claudio Toscan.

 

Patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o projeto Museus Virtuais prevê um total de 22 sessões gratuitas até o final do ano, com suporte de tecnologia digital. A iniciativa financiada pela Prefeitura da Capital, com apoio cultural da empresa Peixe Urbano, abrange visitas virtuais a 14 instituições de sete países (Holanda, Rússia, Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, França e Itália).

 

Roteiros Temáticos

 

Em cada sessão, com duração de quase uma hora, o público tem a sensação de percorrer corredores de museus e galerias de arte dos cinco continentes para apreciar pinturas e esculturas representativas da arte clássica, moderna, contemporânea, renascentista e brasileira. Nas visitas, a história da arte é apresentada em obras de diferentes estilos difundidos pelas principais escolas artísticas do mundo como o futurismo, abstracionismo, surrealismo, dadaísmo e expressionismo, entre outros.

 

A nova temporada do projeto Museus Virtuais iniciou no dia 29 de julho, no Cinema do CIC, com uma sessão especial com o tema “Itália - O berço do Renascimento”. Para participar dos próximos roteiros culturais, os interessados devem realizar agendamento prévio pelo site do Instituto Maratona Cultural (www.institutomaratonacultural.com), onde estão disponíveis também a agenda completa de sessões públicas e um descritivo sobre cada tema abordado.

 

Serviço:

O quê: Projeto Museus Virtuais

            Tema: França – O Berço das Artes

Quando: sábado (12) – 16h30

Onde: Cinema do CIC / Centro Integrado de Cultura

           Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600

           Agronômica – Florianópolis/ SC

Quanto: gratuito

Informações: www.institutomaratonacultural.com

Agendamento: (48) 3204-9226

 

PROGRAMAÇÃO

 

Cinema do CIC:


29 de Julho às 18h  - Itália - O berço do Renascimento

7 de Agosto às 20h - Holanda - Arte na terra dos moinhos

12 de Agosto às 16h30 - França – O Berço das Artes

21 de Agosto às 20h - Brasil - Na ponte aérea

26 de Agosto às 16h30 - Rússia - um suspiro na arte europeia

4 de Setembro às 20h - EUA - A arte moderna nos museus americanos

16 de Setembro as 18h - Inglaterra - Arte na terra da Rainha

18 de Setembro às 20h - Itália - O berço do Renascimento

25 de Setembro às 20h - Holanda - Arte na terra dos moinhos

2 de Outubro às 20h - França – O Berço das Artes

9 de Outubro às 20h - Rússia - um suspiro na arte europeia

21 de Outubro às 18h - Brasil - Na ponte aérea

23 de Outubro às 20h - Itália - O berço do Renascimento

28 de Outubro as 18h - Holanda - Arte na terra dos moinhos

4 de Novembro às 18h - EUA - A arte moderna nos museus americanos

13 de Novembro às 20h - Inglaterra - Arte na terra da Rainha

20 de Novembro às 20h - França – O Berço das Arte

 

Plenário da UDESC:

23 de Agosto às 10h – EUA - A arte moderna nos museus americanos

25 de Agosto às 15h – Rússia - um suspiro na arte europeia

 

 

  • TEMAS

 


França – O Berço das Artes

O museu mais visitado do mundo, Museu do Louvre, em Paris, apresenta as coleções de arte francesa, espanhola, grega, italiana e, claro, sua mais requisitada obra: a “Monalisa” de Leonardo da Vinci. O tour pela França segue para o Museu D’Orsay, a casa dos impressionistas. Fazendo uso do título de Ernest Hemingway “Paris é uma festa”,  esta segunda parte do roteiro  apresenta uma festa de cores, tons e formas que revolucionaram a arte e a cultura no século XIX e XX, vistos pelas pinceladas de Monet, Manet, Renoir, Degas, Cezanne, Van Gogh.

 

Holanda - Arte na terra dos moinhos

Na pátria de grandes gênios da arte, o Museu Rijksmuseum, em Amsterdã, apresenta o século de ouro da pintura holandesa nas obras dos mestres barrocos Rembrandt, Vermeer, Frans Hals, Jan Steen e seus contemporâneos. A visita segue até o museu Van Gogh para visitar a trajetória - dos primeiros anos de pintura às famosas telas - deste que se tornou um dos artistas mais venerados do mundo. O Museu conta com a maior coleção de obras do pintor, nas quais acompanharemos a incessante expressividade pela cor em busca da maturação artística.

 

Inglaterra - Arte na terra da Rainha

O British Museum será o endereço visitado na capital inglesa, abrindo a oportunidade de se conhecer a arte de diversas culturas do mundo antigo como as esculturas, relevos, pinturas e objetos decorativos do Egito, Grécia, Roma, Assíria e povos da África, América central e Ásia. Já na National Gallery serão visitados mais de quatro séculos de história da pintura europeia: do final da Idade Média ao Impressionismo, com nomes como Tintoretto, Velazquez, Caravaggio, Monet, Cezanne.

 

Brasil - Na ponte aérea

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) possui uma vasta coleção de arte internacional e brasileira com obras de Renoir, Gauguim, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Picasso, Anita Malfati, Almeida Junior. O acervo permanente está exposto em seus icônicos cavaletes de cristal, desenhados por Lina Bo Bardi em 1968, conferindo charme e leveza à mostra. O roteiro segue para o Rio de Janeiro, para o Museu de Belas Artes, onde estão as duas maiores pinturas sobre suportes móveis feitos por artistas brasileiros: a “Batalha do Avaí” de Pedro Américo e “Batalha dos Guararapes” de Victor Meirelles.

 

EUA - A arte moderna nos museus americanos

Durante a Belle Èpoque muitos colecionadores americanos visitaram Paris e investiram na arte de artistas que residiam no principal centro artístico europeu. Como resultado formaram valiosas coleções particulares e participaram da construção de diversas coleções estatais pelo País.

A visita passará por uma parte da coleção do Metropolitan de Nova Iorque e do Instituto de Artes de Chicago, onde se encontram obras de diversos períodos da arte como o barroco de Vermeer, o neoclassicismo de David, o realismo de Sargent e Courbet, o impressionismo de Monet, o pós-impressionismo de Van Gogh, Seurat, Lautrec e o modernismo de Hopper e Georgia O’Keeffe.

 

Itália - O berço do Renascimento

A visita inclui a Galeria degli Uffizi, em Florença, que conserva o tempo de glórias na história da humanidade: A Renascença, com obras de Giotto, Botticelli, Rafael, Leonardo da Vinci, Michelangelo, dentre outros. Já em Roma,  na Galeria de Arte Moderna, será possível conhecer os trabalhos de expoentes vanguardistas como Giacomo Balla e Gino Severini, de Klimt e a Secessão de Viena, na pintura metafísica de Giorgio de Chirico e no abstracionismo de Kandinsky, Miró e Mondrian.

 

Rússia - um suspiro na arte europeia

Os encantos do antigo palácio Hermitage, cujo esplendor é a máxima expressão de beleza arquitetônica russa do século XIX, abriga uma rica coleção de arte que integra pintura, escultura, arquitetura e decoração numa mesma linguagem estilística. O museu estatal possui a maior coleção de arte do mundo, com mais de 3 milhões de objetos de diferentes culturas. O Museu de Belas Artes Pushkin, em Moscou,  conta com uma vasta coleção de arte italiana renascentista, com obras de Botticelli, Bronzino, Crivelli e do barroco flamengo de Rubens e Brueghel.


galeria de imagens