Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

22/02/2019 - Cultura
Marchinhas carnavalescas de 2019 são premiadas na capital
Prefeitura de Florianópolis divulga resultado do 18° concurso de músicas de carnaval

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Marchinhas de carnaval 2019

Neste último dia 21 de fevereiro, no TAC, ocorreu a final do 18º Concurso de Músicas de Carnaval, das 23 músicas pré-selecionadas foram escolhidas pelo corpo de jurados, o qual foi formado por Anderson Abreu, Luciana Moritz, Décio Bortoluzzi e TIbes Laus,  3 músicas na categoria MARCHA e outras 3 músicas na categoria MARCHA RANCHO. 
Vencedores
Marcha
1º Lugar - FLORIPA NO VERÃO, autoria de Josué Costa
2º Lugar - BULLYING DO IDOSO, autoria de Ronaldo Cesar Pacheco
3º Lugar - UM PROBLEMA DE FONÉTICA, Zinho
Marcha Rancho
1º Lugar - TODOS OS SONS, autoria de Amaro Manoel da Costa
2º Lugar - FESTA DA ALEGRIA, autoria Wagner Segura e Celinho do Copa Lord
3º Lugar - OS ACORDES E A VIDA, autoria de Zinho.
Além das músicas campeãs, foram escolhidos os dois melhores intérpretes da noite em cada uma das modalidades.
Marcha - A intérprete DÉBORA MACHADO
Marcha-Rancho- O intérprete ZINHO 
Recapitulando
O gênero musical “marchinha carnavalesca” nunca saiu de moda, a poesia das letras, a melodia simples, porém bela, sempre embalaram as noites carnavalescas. Além de fomentar conteúdos culturais de Florianópolis, as nossas marchinhas e marcha rancho promovem a salvaguarda, de forma artística e poética, dos nossos mais belos patrimônios imateriais e materiais.
Nesse sentido, a Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude estão promovendo este concurso para que possamos, além de elevarmos e conhecermos as composições locais de nossos compositores e intérpretes, reviver nesta noite de concurso o mesmo sentimento de décadas atrás, pois foi neste mesmo lugar, no Teatro Álvaro de Carvalho, o carinhoso TAC, que tudo começou. Foi aqui, na década de 60, que tivemos os primeiros concursos de Músicas de Carnaval.
Foi também em 1965 que subiu neste palco o nosso saudoso e eterno poeta Zininho com a sua marcha rancho “Rancho de Amor à Ilha”, a qual foi vencedora do concurso de Músicas de Carnaval, tornando-se mais tarde o hino oficial de Florianópolis. O que torna esta noite ainda mais memorável. Por isso, dedicamos esta 18ª edição do Concurso a este poeta e compositor e aos seus 90 anos de vida. Viva Zininho!


galeria de imagens