Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

10/08/2020 - Cultura
Fórum discutirá distribuição de verba da Lei Aldir Blanc dias 17,18,19
Evento on-line e gratuito pretende unir todo o setor cultural no debate na próxima semana

foto/divulgação: Divulgação PMF

Fórum começa dia 17

Nos dias 17, 18 e 19 de agosto acontece o primeiro Fórum de Implementação da Lei Aldir Blanc da Grande Florianópolis. O evento será on-line e tem como objetivo a elaboração coletiva das estratégias de distribuição dos recursos financeiros para os trabalhadores do setor cultural destinados pela  Lei Aldir Blanc. O Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis (CMPCF) é o responsável pela organização e transmissão do evento que acontecerá  no canal Youtube do CMPCF. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo site https://bit.ly/forumdacultura.

 

A Lei Federal nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao compositor que faleceu de Covid-19 em maio, estabelece ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante a pandemia. Segunda consta na lei, a União destinará R$ 3 bilhões aos Estados, ao Distrito Federal os Municípios que poderão ser aplicados para o pagamento de renda emergencial para o trabalhadores da cultura; subsídio mensal para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais; editais para o setor cultural com atividades transmitidas pela internet, entre outros. Para a  Grande Florianópolis está prevista a destinação de R$ 8,4 milhões.

 

Segundo a Lei Aldir Blanc, os recursos serão distribuídos de forma descentralizada e, preferencialmente, por meio dos Fundos de Cultura, municipais ou estaduais. “É importante que todos os interessados participem do Fórum para que os recursos cheguem a quem, de fato, precisa, de forma simples, rápida e objetiva. A colaboração de todo setor cultural é fundamental para a eficiência dos encaminhamentos dos recursos” frisa Cristina Villar, presidente do CMPCF.



Serviço:

 

Fórum de Implementação da Lei Aldir Blanc da Grande Florianópolis

Dia 17, 18 e 19 - 18h30

Inscrições gratuitas em: https://bit.ly/forumdacultura

Transmissão ao vivo em: http://bit.ly/aovivocmpc