Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

21/03/2010 - Cultura
Maratona Fotográfica mobiliza 205 participantes
Evento desafiou a criatividade de fotógrafos profissionais e amadores de diversas cidades catarinenses durante o final de semana

foto/divulgação: Dieve Oehme

Fotógrafo da Inglaterra participou da competição pela primeira vez

Duzentos e cinco fotógrafos amadores e profissionais participam da 16ª Maratona Fotográfica de Florianópolis, que iniciou no sábado (20/03) e movimentou o final de semana na cidade. A quarta e última lista com seis tarefas foi distribuída ao meio-dia deste domingo (21/03), totalizando 24 temas propostos. A competição será encerrada às 18h, com a entrega do material produzido pelos maratonistas nos dois dias de atividades. O evento é uma promoção da Prefeitura da Capital, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), e faz parte das comemorações dos 284 anos do município.

 

Do total de inscritos, 32 estão disputando na categoria filme e 172 na modalidade digital. Florianópolis representa cerca de 80% das participações, mas há também competidores de São José, Palhoça, Biguaçu, Tijucas, Itapema, Balneário Camboriu e Blumenau, além de um concorrente da cidade de Brighton, na Inglaterra, que participa do evento pela primeira vez. “Isso reforça a credibilidade desse evento que a cada ano contribui para revelar talentos e incorporar belas imagens ao acervo da cidade”, diz o Superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

 

Modelo para exportação

 

Morando em Florianópolis até dezembro, o fotógrafo inglês Paul Mansfield está encantado com o formato da maratona, que descobriu por acaso na internet quando buscava informações sobre a procissão do Senhor Jesus dos Passos no calendário de eventos do município. “Achei a idéia muito interessante. É criativa, boa para a cabeça e bem organizada”, comenta. Inspirado no modelo ilhéu, Mansfield já pensa em promover uma competição do gênero quando retornar à cidade de Brighton, onde trabalha com a esposa, Karolina Oliveira, que é catarinense de Palhoça e também está participando da maratona.

 

Para o casal de fotógrafos Rivo Biehl e Deise Cristofoli, residente em Balneário Camboriu, além de imperdível para quem gosta de fotografia, a maratona tem como diferencial a receptividade dos moradores de Florianópolis. A dupla vem todo ano à capital pelo prazer de participar da competição. Das 13 edições da maratona que participou, Rivo conseguiu ficar entre os premiados em 12. Já a esposa, que o acompanha pelo oitavo ano consecutivo, conquistou quatro vitórias nesse período. “O formato do evento é muito bacana. A gente parte de uma ideia vaga, sem ter nenhum elemento, e cria algo diferente. Esse ano ficou ainda mais legal porque os temas estão mais livres”, elogia Deise.

 

Encerrada a entrega do material neste domingo, uma comissão julgadora formada por três profissionais da área de fotografia vai conferir a validade das imagens e escolher as três sequências vencedoras, além dos 24 melhores registros individuais em cada categoria. Os competidores selecionados dividirão uma premiação de cerca de R$ 30 mil em dinheiro e equipamentos. A 16ª Maratona Fotográfica tem o patrocínio da Color System e Nikon - Udenio do Brasil, além de apoio da Companhia Operadora de Terminais de Integração S/A (Cotisa) e Rádio Udesc 100.1 FM.


galeria de imagens