Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

24/03/2010 - Cultura
Escultura Boitatá Incandescente homenageia Franklin Cascaes
Obra do artista plástico Laércio Luiz será inaugurada nesta quinta-feira (25/03), dentro das comemorações do aniversário de Florianópolis

foto/divulgação: Lourcley Silvestre

Obra foi inspirada nas pesquisas de Franklin Cascaes

 Um pedacinho do imaginário popular sai do universo bruxólico registrado pelo pesquisador e folclorista Franklin Cascaes para se transformar em arte num espaço nobre da cidade. Com dois pés gigantes, duas toneladas distribuídas num corpo esquelético de quase 15 metros de altura e um olho vermelho intenso, o estranho ser, batizado de “Boitatá Incandescente”, vai habitar a área do lago, junto ao Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. A escultura feita pelo artista visual Laércio Luiz será inaugurada nesta quinta-feira (25/03), às 17h, dentro das comemorações do cinquentenário da UFSC e do aniversário de 284 anos da cidade.

 

A obra foi patrocinada pela Prefeitura da Capital, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e apoio da Unimed. Contou ainda com patrocínio do Governo do Estado, por meio do Funcultural, com apoio da Makenji, Havan, Casas da Água, Dominik, Zinca Rápido e Metal Arte.

 

Ligando passado e futuro

 

O “Boitatá Incandescente” faz um vínculo entre o passado e o futuro de Florianópolis, agregando elementos de um importante patrimônio histórico da cidade a uma figura de ficção, incrementada com recursos tecnológicos. A escultura foi construída em estrutura metálica, produzida a partir da reciclagem de vigas de ferro da Ponte Hercílio Luz, doadas pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), durante a reforma do monumento.

 

A obra é uma leitura do artista visual Laércio Luiz sobre o personagem imaginário que na cultura açoriana está associado aos medos e crendices populares, tão bem retratados nos textos e desenhos do historiador catarinense, falecido em março de 1983. O acervo deixado por Franklin Cascaes encontra-se no Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, na UFSC, numa coleção que leva o nome de sua esposa, a professora Elizabeth Pavan Cascaes.

 

A instalação da escultura no Campus Universitário faz parte de um projeto de humanização através da inserção de obras de arte no local. A proposta conecta o tema do imaginário popular aos avanços tecnológicos, utilizando um painel de led instalado no olho do boitatá, além de câmeras colocadas na cabeça do animal e ligadas na web, o que vai permitir a transmissão de imagens para o mundo.

 

O espaço onde foi instalado o “Boitatá Incandescente” ganhou um projeto paisagístico com deck e nova vegetação. Esguichos de água e um caminho sensitivo para pessoas portadoras de deficiência física também integram o novo visual do lago, que vai contar com mesas e cadeiras no entorno, compondo a decoração da praça que levará o nome do folclorista catarinense.

 

O projeto de paisagismo complementar à obra foi patrocinado pela UFSC, através de assessoria técnica dos departamentos de Engenharia Mecânica, Civil e Arquitetura, respectivamente sob a orientação dos professores Orestes Alarcon, Moacir Carqueja e César Floriano, além de apoio do setor de Cultura e Eventos, sob a direção de Luiz Barbosa.

 

Sonho de criança

 

Laércio Luiz sempre sonhou em guardar algumas barras de ferro da ponte Hercílio Luz para ter como lembrança do monumento que ama, mas temia que fosse cair. Para sorte dos catarinenses, a ponte continua de pé, linda e sendo revitalizada. A reforma permitiu ao artista plástico realizar o sonho acalentado há dez anos, reciclando pedaços do patrimônio histórico e homenageando um dos expoentes da cultura catarinense numa obra contemporânea. “Recrio um boitatá e compreendo os medos que ainda me afligem, sempre relacionados com minha íntima ligação com o meio ambiente, a não preservação e o descaso com o que é considerado em desuso nas cidades”, comenta.

 

Laércio Luiz dos Santos nasceu em São João Batista, no Vale do Tijucas, e desde cedo desenvolveu o talento para as artes. Ainda criança, aos nove anos, movimentou a cidade natal com a projeção de uma fotonovela utilizando uma lata de banha sem o fundo, vela e um carretel com as imagens.

 

Artista plástico visual catarinense, pesquisador de pigmentos naturais, pintor, escultor, carnavalesco e folclorista, Laércio Luiz participou de exposições no Brasil e no exterior, onde conquistou vários prêmios e menções honrosas, além de ser reconhecido no Indicador Catarinense das Artes Plásticas.

 

Serviço:

 

O Quê: Inauguração da escultura “Boitatá Incandescente”

 

Quando: quinta-feira (25/03) – 17h

 

Onde: Praça Franklin Cascaes – junto ao Centro de Cultura e Eventos /UFSC

 

Quanto: Gratuito


galeria de imagens