Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

12/04/2010 - Cultura
Espetáculo teatral divulga nova tecnologia virtual
Turma do Papum apresenta no TAC, nesta terça-feira, às 18h e 20h, as facilidades que o Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos trará para o dia a dia das pessoas que precisam solicitar serviços à Prefeitura de Florianópolis. A entrada é gratuita.

foto/divulgação: Sérgio Tastaldi

Bonecos do Papum mostram facilidades e benefícios do novo serviço

A internet está mudando o hábito das pessoas, mas ainda há quem resista a abrir mão do uso do papel para aderir à filosofia do ambiente virtual. Para influenciar mudanças de comportamento e divulgar uma nova tecnologia que será implantada via web, a Prefeitura de Florianópolis apostou numa solução criativa e artística.  Com a ajuda dos bonecos da Turma do Papum vai apresentar o Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos, que entrará em operação a partir de 1º de maio. O espetáculo teatral “O Cidadão Merece / Pró-Cidadão Virtual” será encenado nesta terça-feira (13/04), no Teatro Álvaro de Carvalho, em sessões às 18h e 20h, com entrada gratuita. A promoção é uma parceria da Secretaria Municipal de Governo e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

 

É a primeira vez que a prefeitura utiliza um espetáculo teatral para divulgar projetos nessa área. De acordo com o secretário de Governo, Carlos Roberto De Rolt, o propósito é motivar e conscientizar sobre as mudanças que trarão melhoria da qualidade dos serviços e do ambiente de trabalho. “Palestras meramente técnicas podem ser longas e cansativas. Optamos pelo teatro pela capacidade que essa arte tem de encantar, divertir e, ao mesmo tempo, passar a mensagem de maneira didática, com uma linguagem acessível,”, explica o secretário, que é um dos mentores da inovação tecnológica na Administração Municipal.

 

Bonecos mostram facilidade do sistema

 

No espetáculo, os personagens da Turma do Papum vivem situações do cotidiano de qualquer cidadão e, na busca de soluções para alguns problemas, conhecem o Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos que será implantado no município. Com humor, os bonecos vão mostrando os passos para utilização da ferramenta que dará mais transparência às ações da Prefeitura de Florianópolis e agilidade aos serviços municipais. Um telão reproduz alguns ambientes e também as imagens da tela do computador.

 

Em duas sessões dirigidas a funcionários, empresários, autoridades e público em geral, os personagens vão mostrar de forma didática as facilidades e benefícios que o sistema trará para o dia a dia das pessoas. Quando a nova ferramenta tecnológica estiver em operação alguns serviços que só podiam ser feitos de forma presencial nas unidades do Pró-Cidadão poderão ser solicitados pela internet e ter a tramitação monitorada via web. “O espetáculo é o piloto de uma experiência que poderá ser adaptada e levada a outros espaços coletivos, como os terminais de ônibus, as unidades do Pró-Cidadão, escolas ou postos de saúde”, comenta De Rolt.

 

A Turma do Papum

 

O Studio Sérgio Tastaldi, mais conhecido como Turma do Papum, foi criado em São Paulo e está em Florianópolis desde 1995.  Dirigida por Sérgio Tastaldi e Márcia Moellmann Pagani, a companhia se envolve na criação, produção e apresentação de peças, shows, esquetes comerciais e programetes. Uma especialidade do grupo é a criação de desenhos e vinhetas animadas, e produção dos bonecos que encantam crianças e adultos. Também ministra palestras e oficinas para diferentes faixas etárias.

 

Em 2009, a Turma do Papum realizou oito espetáculos e 184 apresentações teatrais, circulando por vários municípios do Brasil. Entre as produções da companhia estão O Mundo Mágico do Professor Papum; O Bafo da Múmia; Amar a Ilha; Teatro Energia (2001 e 2002); Uma aventura na Ilha dos Carijós – apresentado na Itália (2004); Água Vida; e atualmente, divulga o espetáculo João e o pé de feijão.

 

Ficha técnica

 

Criação e direção: Sérgio Tastaldi

Texto e músicas: Márcia Pagani

Músicos: Trio Engenho

Atores: Márcia Pagani, Sérgio Tastaldi e Isabela Spigolon

Edição: Jeferson Pedroso

 

 

Serviço:

 

O Quê: Espetáculo “O Cidadão Merece / Pró-Cidadão Virtual"

 

Quando: terça-feira (13/04) – 18h e 20h

 

Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)

            Rua Marechal Guilherme nº 26 – Centro

 

Quanto: gratuito