Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

14/04/2010 - Cultura
DESTAQUE SC - Doce de Coco estreia no circuito brasileiro em maio
O filme está sendo exibido até o final de abril, gratuitamente, em espaços culturais de 25 cidades catarinenses

foto/divulgação: Divulgação FFC

Hélio Cícero e Antonella Batista

“Doce de Coco”, de Penna Filho, estreia nacionalmente no dia 14 de maio no HSBC Belas Artes, em São Paulo, com distribuição da Pandora Filmes para 200 salas no Brasil. Rodado principalmente no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, o filme está sendo exibido até o final de abril, gratuitamente, em espaços culturais de 25 cidades catarinenses.

 

As exibições em Santa Catarina e a estreia no circuito nacional, tanto pelo sistema digital, como para exibições em película, integram o projeto “Cinema Para o Povo Sem Tela”, aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura para fazer a difusão do filme com recursos do Funcultural, da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Turismo. Vencedor do Edital Catarinense de Cinema realizado pela Fundação Catarinense de Cultura com o apoio da Cinemateca Catarinense, o filme foi produzido com um prêmio de R$ 760 mil.  

 

 “Doce de Coco” é uma comédia dramática que narra a história de uma família de classe média em um país em crise financeira. A sacoleira Madalena e seu marido Santinho, artesão sacro que lutou contra a ditadura militar, não perdem a esperança por dias melhores.  Para sair da situação difícil em que se encontram, os dois apelam para as apostas na loteria, até que a mulher tem um sonho fantástico: a existência de um tesouro enterrado no cemitério da pequena cidade onde moram, a imaginária Fartura. Na tentativa de desenterrar o tesouro, o casal passa por situações embaraçosas e hilariantes. 

 

A realização do filme foi feita basicamente com artistas e técnicos catarinenses, além de convidados no elenco principal como Hélio Cícero (Santinho), um dos grandes nomes do teatro em São Paulo, a atriz Antonella Batista (Madalena), de formação teatral no Rio de Janeiro, e a joinvillense Maria Carolina Vieira, formada em artes cênicas pela Udesc, que interpreta a filha do casal.

 

O Circuito Itinerante “Cinema Para o Povo Sem Tela” vai passar pelas cidades de Florianópolis, São José, Palhoça, Tubarão, Braço do Norte, Criciúma, Tubarão, Itajaí, Camboriu, São Francisco do Sul, Joinville, Jaraguá do Sul, Brusque, Timbó, Blumenau, Rio do Sul, Bom Retiro, Urubici, Lages, Joaçaba, Concórdia, Caçador, Chapecó, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira.

 

 Fonte: Fifo Lima


galeria de imagens