Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

26/04/2010 - Cultura
Piano a Quatro Mãos divulga música erudita entre jovens
Série de espetáculos tem patrocínio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e apoio da Unimed Grande Florianópolis

foto/divulgação: Divulgação

Apresentações dos pianistas são gratuitas

Os pianistas Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral iniciam uma série de apresentações gratuitas para difundir a música erudita em Florianópolis, especialmente entre crianças e jovens. O projeto “Piano a Quatro Mãos” estreia nesta quarta-feira (28/04), às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Centro, com patrocínio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e apoio da Unimed Grande Florianópolis.

 

Com produção cultural de Lourcley Silvestre, a série abrange três apresentações noturnas em diferentes espaços culturais da cidade e três concertos didáticos vespertinos tendo como público alvo crianças e adolescentes de escolas públicas da Capital. No repertório foram incluídas composições de renomados músicos eruditos como Chopin, Scarlatti e Dvorák, além de obras para  piano a quatro mãos  dos compositores Rachmaninoff, Saint Saens e Brahms.

 

Durante as apresentações, os pianistas vão interagir com o público, fornecendo informações sobre os compositores e também sobre as obras interpretadas, abrangendo o estilo de composição, o pensamento humanístico da época, além dos reflexos desta concepção na obra de arte e suas particularidades estilísticas e composicionais. Os concertos didáticos têm como objetivo  difundir a música erudita e incentivar a formação de novas plateias.

 

Programa:

 

Primeira Parte

 

Piano a quatro mãos

Camile Saint Saens - O Cisne

Johannes Brahms - Valsas opus 39 ns 1, 2, 3, 4, 15

Johannes Brahms - Danças Húngaras ns. 1, 2,4.

 

Piano Solo Guilherme Amaral

Domenico Scarlatti - Sonata K.87 

Antonin Dvorák - Humoreske

Sergei Rachmaninoff - Estudo Op.33 n.2 em Dó maior

 

Segunda Parte

 

Piano Solo Alexandre Dietrich

Francis Poulanc -  XV Improviso 

Frederic Chopin -  Noturno opus 27 n.2

Frederich Chopin - Valsa opus 64 n.1

 

Piano a quatro mãos

Sergei Rachmaninoff - Preludio opus 3 n.2

Frederich Chopin - Polonese opus 40 n.1

 

Serviço:

 

O Quê: Projeto Piano a Quatro Mãos

Quando: Quarta-feira (28/04) – 20h – TAC (espetáculo de estreia)

Próximas apresentações:

12/05 - Teatro da UBRO - 14h e 15h

14/05 - Auditório da Biblioteca Pública Prof. Barreiros Filho - 15h e 20h

20/05 - OPUS Espaço Cultural - 20h

Quanto: gratuito

    

Alexandre Dietrich

 

Formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC com o título de Bacharel em Música - Piano, Dietrich participou do 1º Festival de Concertos para Piano e Orquestra (Atelier pianístico), em 2003, em Bordeaux, na França, a convite da renomada pianista internacional Cristina Ortiz. Em 2007, o pianista fez turnê pela Europa, contemplando as cidades de Paris, Madri, Lisboa, Bruxelas e Bélgica com o projeto O Piano Brasileiro, com o qual participou da abertura do Festival de Som e Cinema da Bélgica.

 

Alexandre gravou ao piano para a Rádio MEC no Rio de Janeiro, em 2008, apresentando obras de Camargo Guarnieri, Villa Lobos e Aldo Krieger. No ano seguinte, em parceria com o tenor Fernando de Carli,  realizou 15 recitais por meio da lei Municipal de Incentivo a Cultura com os  projetos Florianópolis em Canto e Piano e Pequenos Grandes Ouvintes.

 

Ainda em 2009, Dietrich se apresentou com o projeto Piano Brasil em turnê viabilizada por meio do Funcultural, passando por Florianópolis, Joaçaba, Concórdia, Rio de Janeiro, Salvador e Aracaju. Recentemente, fez apresentações em New Orleans, Georgia e Los Angeles (EUA). 


Guilherme Amaral

 

Mestre em Música (Práticas Interpretativas - Piano), pela UDESC e Bacharel em Música - Piano pela mesma universidade, Guilherme Amaral participou de vários cursos de aperfeiçoamento durante sua carreira, tendo como professores Nehama Patkin (Austrália), Eduardo Monteiro, Fernando Lopes, Huub de Leew (Holanda), Marcelo Bratke, Eduard Shulkin (Alemanha), Cristina Ortiz e Alexander Mindoyants (Rússia), entre outros profissionais.

 

Conquistou vários títulos em competições realizadas no Brasil, entre os quais estão o primeiro lugar nos concursos Latino Americano de Duos de Câmera Rosa Mística (PR, 2004) e Jovem Destaque, no Fórum de Cultura e Ciência da UFRJ (RJ, 2006), nas categorias Piano Solo e Duo com Piano.

 

Guilherme Amaral também participou de eventos no exterior, apresentando-se como pianista solo em 2003 e 2005, na Alemanha,  e na Turnê Européia da Camerata Florianópolis em 2005, passando pela Espanha, França e Alemanha. Participa ainda como pianista correpetidor, cravista, camerista e solista de apresentações e palestras a convite da Pró-Música de Florianópolis, da UDESC e de outras instituições.  Em 2009, realizou turnê estadual pelo Funcultural em várias cidades de Santa Catarina.

 


galeria de imagens