Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes
Em paralelo à agenda de espetáculos, o Floripa Teatro – 22º Festival Isnard Azevedo apresenta diversas ações formativas na sua programação. Nesta terça-feira (20), o público poderá conferir o lançamento de sete livros relacionados às artes cênicas, além de uma palestra e exibição de audiviosual sobre fragmentos da premiada montagem O Balcão, de Jean Genet, encenada no Brasil em 1969 e considerada uma obra de referência internacional. As atividades acontecem a partir das 18h30, na Casa da Memória, no Centro.
Subvertendo temas, teorias e formatos em busca de uma nova relação entre crítico, obra e espectador, a crítica teatral Daniele Ávila Small, do Rio de Janeiro (RJ), lança em Florianópolis o livro O Crítico ignorante – uma negociação teórica meio complicada, que está sendo divulgado em algumas cidades do Brasil e tem o selo da Editora 7Letras.
Doutora em Artes Cênicas e bacharel em Teoria do Teatro pela UniRio, Danielle Small tem mestrado em História Social da Cultura pela PUC/Rio. Tradutora e crítica de teatro, além de idealizadora e editora da revista eletrônica Questão de Crítica, a escritora está participando da programação do Floripa Teatro 2015, ministrando uma oficina formativa na área de escrita e crítica teatral.
Já pela Editora Letras Contemporâneas serão apresentadas ao público seis publicações sobre teatro. Serão lançadas as obras Ventoforte no teatro em comunidades (Márcia Pompeo); O poder simbólico das artes - Teatro e cinema nos tempos da Princesa Serrana (César Lavoura); Tela e presença - O diálogo do ator com a imagem projetada (Lau Santos); Se te castigo é só porque te amo (Amilcar Neves); Sobre Performatividade (Edélcio Mostaço, Isabel Orofino, Stephan Baumgärtel e Vera Collaço) e Nas fronteiras do representacional - Reflexões a partir do termo “pós-dramático” (organização de André Carreira e Stephan Baumgärtel).
Teatro filmado
Após o lançamento dos livros, haverá uma sessão especial do projeto Mostra de Teatro Brasileiro Filmado - O Balcão, onde serão apresentados fragmentos da montagem antológica do texto de Jean Genet, com direção de Victor Garcia. O espetáculo estreou em dezembro de 1969, no Teatro Ruth Escobar (SP) com produção da própria atriz e um elenco numeroso.
A encenação provocou a reformulação do espaço do teatro. O palco italiano foi demolido, além da plateia e balcão internos, deixando um vão livre, onde foi construída uma estrutura vertical em formato circular, com cinco andares, além de elevadores, passarelas, balancins e plataformas que permitiam a circulação dos artistas e a aproximação com o público. Apresentando uma cenografia arrojada e inovadora, assinada por Wladimir Pereira Cardoso, a peça O Balcão representou um marco para o teatro brasileiro, em plena ditadura militar.
A mostra de Teatro Brasileiro Filmado é um projeto da crítica teatral Daniele Ávila Small, que pretende resgatar peças importantes da história do teatro no Brasil, entre os anos 1970 e 2000, por meio de registro em vídeo de espetáculos que tiveram relevante encenação. Após a exibição, será realizada uma palestra sobre o tema, conduzida pelo professor Edelcio Mostaço.
Pesquisador do CNPq e professor titular da Udesc nos cursos de graduação e pós-graduação, Eldécio é crítico e ensaísta, autor de várias pesquisas, entre elas, O Balcão. Palco e Plateia, publicada em 1986, onde discorre sobre a premiada montagem, que faz uma mordaz crítica à sociedade e às instituições de poder.
Serviço:
O quê: Lançamento de livros sobre artes cênicas
Mostra Teatro Filmado com exibição de fragmentos da peça O Balcão
(texto de Jean Genet e direção de Victor Garcia)
Palestra com professor Edélcio Mostaço sobre a montagem O Balcão
Quando: terça-feira (20) – 18h30
Onde: Casa da Memória
Rua Padre Miguelinho nº 58 – Centro
(48) 3333-1322
Quanto: gratuito
Livros a serem lançados
- O Crítico ignorante – uma negociação teórica meio complicada (Daniele Ávila Small)
- Ventoforte no teatro em comunidades (Márcia Pompeo)
- O poder simbólico das artes - Teatro e cinema nos tempos da Princesa Serrana (César Lavoura)
- Tela e presença - O diálogo do ator com a imagem projetada (Lau Santos)
- Se te castigo é só porque te amo (Amilcar Neves)
- Sobre Performatividade (Edélcio Mostaço, Isabel Orofino, Stephan Baumgärtel e Vera Collaço)
- Nas fronteiras do representacional - Reflexões a partir do termo “pós-dramático” (organização de André Carreira e Stephan Baumgärtel).