Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

24/05/2017 - Cultura
Exposição de Arnaldo Antunes chega a Santa Catarina

foto/divulgação: João Paulo Accácio

Exposição Palavra em Movimento chega a Santa Catarina

A poesia é amplificada, saindo do livro convencional para diferentes suportes e sentidos. Esse é o significado da palavra-conceito verbivocovisual, de James Joyce, e descreve perfeitamente a produção do artista Arnaldo Antunes contida na exposição Palavra em Movimento, que tem a curadoria de Daniel Rangel.


A mostra poderá ser vista em Florianópolis, a partir desta quarta-feira, 24 de maio, no Museu de Arte de Santa Catarina – MASC. A palavra, seja falada, escrita, desenhada, fotografada, filmada, construída ou cantada, está no centro das atenções nesta mostra de Arnaldo Antunes.


“Trata-se de um artista do presente, que aborda temas atuais, conceitos políticos, comportamentais, ecológicos, espirituais e poéticos, para diversos públicos e em contato com diferentes mídias”, afirma Daniel Rangel.


Palavra em Movimento reúne caligrafias, colagens, instalações e objetos poéticos, além de adesivos, banners, áudios e vídeos de trabalhos realizados nos últimos trinta anos. É uma síntese da trajetória do artista vanguardista no circuito das artes visuais contemporâneas.


“Um dinamismo que caracteriza justamente o movimento e o não pertencimento a um local ou a um gênero específico. Um mensageiro viajante, cidadão do mundo, que manipula a linguagem como poucos”, conclui o curador.


Além das obras que estarão no MASC, outras serão reproduzidas em cartazes para distribuição entre visitantes, especialmente para as escolas que farão visitas guiadas.


A exposição, que já passou pelas cidades de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, em Santa Catarina conta com o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis e da Involves Tecnologia e Inovação e, através do incentivo fiscal, das empresas apoiadoras Beiramar Shopping, Brognoli Imóveis, Corporate Park, Hospital de Olhos de Florianópolis e Clínica e Maternidade São Sebastião e tem produção da Studio de Ideias.


Detalhes de Palavra em Movimento


Palavra em movimento é um passeio por estas três dimensões — verbivocovisual — da obra artística de Arnaldo Antunes. A série Caligrafias reúne um pequeno recorte das monotipias realizadas com tinta de carimbo (entre 1998 e 2003), nas quais Arnaldo pintava seus poemas espremendo os tubos de pigmento diretamente sobre o papel de gravura.


Outra série apresentada de forma parcial é Oráculo, realizada em 1981, sua produção mais antiga incluída nesta mostra. O conjunto traz colagens com rasgos manuais sobre pequenos papéis cartonados com sobreposições de imagens, letras, fontes e palavras recortadas de revistas, jornais e outros impressos da época.


A utilização destas mesclas e misturas de camadas segue presente em todas as linguagens artísticas em que Arnaldo trabalha e se expressa. Os objetos e as instalações poéticas, juntamente com os adesivos, banners e letreiros, buscam novas formas de retirar a poesia do papel. Poemas podem virar esculturas, objetos comuns têm sua forma e uso subvertidos, e outras peças propõem interatividade e a participação direta do público.


O trabalho mais recente de Arnaldo, a série O Interno Exterior (2014), também busca no cotidiano sua inspiração. Monitores de porta-retratos digitais se tornam suporte para poemas estruturados a partir de leituras simultâneas de textos urbanos capturados em fotos de suas viagens, animadas em stop motion.


Estão sendo também apresentados alguns objetos de luz, uma fotografia ampliada e colada em um espelho, o vídeo-poesia Nome, além de gravações sonoras com leituras poéticas de Arnaldo que, de certo modo, aproximam a exposição do fã mais recorrente do músico e cantor pop.


MASC receberá três exposições simultaneamente No dia 24, abrem também no MASC outras duas exposições. Uma de fotografias e vídeos do acervo do Museu – entre os artistas estão Rochelle Costi, Tony Camargo, Pedro Mottam e Odires Mlászho– e outra é Máquina Orquestra, de Roberto Freitas e O Grivo, que marca a primeira edição do Projeto Claraboia.