Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

13/10/2017 - Cultura
Florianópolis será palco do Recital Em Canto e Piano
Espetáculo com barítono Douglas Hahn e pianista Alexandre Dietrich tem entrada gratuita.

foto/divulgação: Divulgação

Florianópolis recebe recital Em Canto e Piano

O palco do Teatro Ademir Rosa recebe na próxima terça-feira, 17 de outubro, o recital Em Canto e Piano – Canções de Amor, com interpretação do barítono Douglas Hahn e do pianista Alexandre Dietrich. O espetáculo começa às 21h e a entrada é franca.

 

No programa dos recitais serão interpretadas obras eruditas para canto e piano de importantes compositores do período Romântico da História da Música, o século XIX.  Na época, os compositores inspiravam-se no amor, na paixão para compor suas obras musicais. No repertório, compositores reconhecidos como Vicenzo Belinni, Giuseppe Verdi e Paolo Tosti.

 

Além do show no Teatro Ademir Rosa serão realizados três recitais didáticos no Teatro da UBRO, no dia 19 de outubro, às 9h, 14h e 15h30.   Os recitais didáticos serão interativos e terão como público alvo crianças de escolas públicas de Florianópolis.

 

Antes da execução de cada peça musical serão apresentados comentários sobre as obras e os compositores, além de informações sobre o instrumento piano: como funciona, mecanismo, possibilidades musicais, propriedades do som e gama de sonoridade.

 

Os recitais foram viabilizados com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural da SOFTPLAN e Fundação Catarinense de Cultura.

 

Sobre os artistas

 

Alexandre Dietrich é um dos mais atuantes artistas catarinenses. Bacharel em Música - piano pela UDESC. Apresenta-se com frequência em importantes centros culturais do Brasil.  Apresentou-se em palcos europeus nas cidades de Bruxelas, Paris, Lisboa, Bordeaux e Hamburgo. Nos EUA realizou uma turnê de piano solo e em duo de piano e Canto, apresentando obras de compositores brasileiros nas cidades de Los Angeles, Athens, Roanoke, New Orleans, Houston e Dallas. 

 

Douglas Hahn é natural de Joinville/SC e teve sua formação com Rio Novello e Neyde Thomas em Curitiba/PR. Estreou na Itália com Don Giovanni e La Bohème na cidade de Adria/Rovigo. Recentemente recebeu o Troféu Aldo Baldin pela Pró Música de Florianópolis. Em Buenos Aires interpretou Poliuto, Loreley e Aida no Teatro Avenida; Tristan und Isolde no Teatro Argentino La Plata; Lucia di Lammermoor no Teatro San Martin Libertador em Córdoba; estréia na Sala São Paulo junto a OSESP com a Oitava Sinfonia de Mahler; estréia no Teatro Colón de Buenos Aires com Un Ballo in Maschera; Teatro Amazonas em Manaus com L’amore dei tre rè; no Theatro São Pedro-SP com as óperas L’amore dei tre rè, Falstaff; no Theatro Municipal do Rio de Janeiro atuou em Le Nozze di Figaro; na OSPA com Don Pasquale; La Traviata com Cia Ópera SC emChapecó; No Teatro Colón de Buenos Aires protagonizando Macbeth; Fidélio e Nabucco no Theatro Municipal de São Paulo.

 

 

PROGRAMA

 

Vincenzo Bellini (1801-1835)

Vaga luna

Malinconia

Dolente imagine

 

Paolo Tosti (1846-1916)

Ideale

L'ultima canzone

Non t'amo più

Sogno

L'alba separa

 

Vincenzo Bellini (1801-1835)

Ah per sempre io ti perdei – I Puritani

 

Giuseppe Verdi (1813-1901)

Il balen del suo sorriso – Il Trovatore

Di Provanza Il mar, Il suol – La Traviata