Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

30/11/2017 - Cultura
De Dirce Körbes, exposição está além de qualquer tempo

foto/divulgação: Divulgação

Exposição Matizes no Tempo na Galeria Pedro Paulo Vecchietti

A Galeria Municipal de Artes Pedro Paulo Vecchietti recebe na próxima quinta-feira, 07 de dezembro, a Exposição Matizes do Tempo da artista Dirce Körbes. Com curadoria de Lucila Horn, a mostra segue até 09 de fevereiro e a visitação é gratuita.

 

Matizes do tempo não refere-se à ordem mensurável do movimento entre passado e futuro, mas à combinação entre os vários tempos, superando distâncias entre a fotografia e a pintura.

 

Para a curadora Lucila Horn, no trabalho de Dirce Körbes o tempo é sentido de maneira viva, cheio de nuanças e gradações sutis que se estabelecem nas várias camadas que acolhem o nosso olhar.

 

Esse tempo em Matizes é novidade absoluta a cada instante, processo contínuo de criação, onde não existe antes nem depois, mas o presente que integra todo o passado como uma bola de neve, crescendo e se renovando a cada novo olhar.

"O futuro ainda não é, não será, pois quando vier já será presente. Assim, cada trabalho pode ser visto como uma corrente de vivências, que tudo conserva em um eterno presente", completa a curadora.

 

A exposição integra a programação do 5º Festival de Fotografia Floripa na Foto e a visitação à Galeria Municipal de Artes Pedro Paulo Vecchietti ocorre de segunda a sexta-feira das 13h às 19h

 

Sobre a Artista


Natural de Itapiranga, em Santa Catarina, Dirce Körbes iniciou seus estudos e atividades nas artes visuais na década de 80, em Florianópolis, onde vive e trabalha. É formada em Artes Plásticas, Licenciatura em Educação Artística e pós-graduada em Pintura e Linguagem Plástica Contemporânea (2002) no CEART/UDESC. 

 

Suas pesquisas estão entre a pintura, desenho, fotografia, serigrafia, e outras técnicas. Ministrou cursos de arte nas Oficinas do CIC e na escola Ateliê Entretelas. É membro integrante da Acla (Academia Catarinense de Letras e Artes) desde 2012. Atualmente faz parte do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte -  NEFA.

 

Em sua trajetória, participou de simpósios e realizou exposições no Brasil e em outros países como a Alemanha, Luxemburgo, Itália, França, Holanda, Estados Unidos, Argentina e Espanha.